Comissão Nacional de Bioeconomia avança na construção de plano nacional

Meio Ambiente

A Comissão Nacional de Bioeconomia (CNBio) realizou sua terceira reunião na última quarta-feira (23/04), em Brasília, para avançar com a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio). O documento é estratégico para o fortalecimento e consolidação de cadeias produtivas inovadoras, sustentáveis e mais inclusivas em todo o país. O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) integra o colegiado.

Entre os principais encaminhamentos do encontro, está a deliberação sobre o conteúdo da primeira consulta pública do PNDBio, que deverá ser lançado em breve, com foco no componente da sociobioeconomia. O debate é considerado fundamental para garantir que os povos e comunidades tradicionais, que desempenham papel central no uso sustentável da biodiversidade brasileira, tenham suas vozes e contribuições efetivamente incorporadas no plano.

A secretária nacional de Bioeconomia do MMA, Carina Pimenta, destacou a importância do plano e o potencial do Brasil para se tornar referência global em bioeconomia. “Estamos construindo um instrumento que de fato representa e reforça as riquezas e os diferentes olhares do país, rumo a um desenvolvimento sustentável, que integra o conhecimento tradicional e o científico, promovendo o uso sustentável da biodiversidade e potencializando a inovação e o desenvolvimento econômico”, avaliou.

A sociobioeconomia está entre as missões estruturantes do PNDBio e a construção desse componente tem sido objeto de um processo participativo conduzido pelo governo federal. Até o momento, oficinas realizadas em diversas regiões do país reuniram mais de 250 participantes, com o protagonismo de representantes de povos e comunidades tradicionais. Essas contribuições já resultaram em mais de 900 sugestões, um retrato da riqueza e diversidade de saberes que orientam o processo.

Outro avanço importante se deu na segunda reunião da comissão, realizada em março deste ano, quando houve a aprovação de duas câmaras técnicas formadas por especialistas membros da comissão. Esses grupos terão a missão de aprofundar os debates em torno de dois eixos prioritários: inovação financeira e investimentos em bioeconomia, e monitoramento e inteligência em bioeconomia.

Instituída pelo governo federal em 2024, a Comissão Nacional de Bioeconomia tem composição paritária, com 34 membros, igualmente distribuídos entre representantes do Governo federal e da sociedade.

Próximos passos

O desenvolvimento do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia tem ainda outras etapas de construção previstas, dentre elas, uma consulta pública completa sobre o PNDBio, além da realização de oficinas de trabalho e seminários nacionais e regionais.

Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA  

Fonte: Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima