Na última segunda-feira (30/6), o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) participou da segunda reunião extraordinária da Comissão Nacional de Bioeconomia (CNBio), que reuniu representantes de órgãos ambientais dos estados da Amazônia Legal, do governo federal e de instituições convidadas. O encontro foi realizado de forma virtual e teve como pauta prioritária a apresentação da situação e perspectivas para a bioeconomia na região e as contribuições dos territórios amazônicos para a construção do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio).
A reunião foi aberta pela secretária nacional de Bioeconomia, Carina Pimenta, que apresentou o andamento do processo de elaboração do PNDBio, com destaque para a construção de um plano nacional que considere as especificidades regionais e vocações locais para a bioeconomia.
“A construção do Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia precisa refletir as diferentes realidades e potencialidades do nosso país. Ouvir os estados da Amazônia Legal é fundamental para podermos estabelecer diretrizes que dialoguem com as vocações regionais, valorizem os conhecimentos tradicionais e promovam cadeias produtivas sustentáveis que gerem desenvolvimento, inclusão social e conservação ambiental”, afirmou.
O encontro contou ainda com a apresentação dos resultados dos grupos de trabalho (GTs) temáticos para a elaboração das missões, metas e ações do plano. As exposições foram conduzidas pelos coordenadores dos GTs e abordaram setores estratégicos da bioeconomia, como sistemas alimentares sustentáveis, bioenergia e biocombustíveis, produtos fitoterápicos e farmacêuticos, soluções baseadas na biodiversidade e inovação tecnológica.
Cada grupo compartilhou os avanços obtidos, até o momento, e ressaltou prioridades e oportunidades identificadas para fortalecer cadeias produtivas, ampliar mercados e promover o uso sustentável dos recursos naturais brasileiros.
Os grupos envolvidos são formados por integrantes da própria CNBio. Composta por 34 membros representantes de diversos setores da sociedade e do governo, o colegiado é responsável pela liderança na construção do PNDBio.
Próximos passos
O PNDBio é construído de forma participativa desde 2024, a partir da instituição da Estratégia Nacional de Bioeconomia. Entre as etapas em andamento, está a consulta pública do componente de sociobioeconomia, aberta até o dia 6 de julho, que reunirá contribuições da sociedade para compor a versão final do plano. Na sequência, estão previstas novas etapas que incluem a realização de um seminário nacional, além de debates regionais e uma consulta pública dedicada à versão completa do PNDBio para ampliar o diálogo com diferentes setores e territórios e consolidar uma estratégia nacional mais inclusiva, sustentável e alinhada aos desafios e oportunidades da bioeconomia.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA