Com a maior expectativa de vida dos brasileiros, incluir a população idosa nas evoluções tecnológicas é uma das metas do Governo Federal. Executado pelo Ministério das Comunicações, o programa Computadores para a Inclusão formou neste mês de julho, em Recife (PE), mais turmas de informática básica voltadas para a terceira idade.
“Levar dispositivos e letramento digital para nosso público da melhor idade é permitir acesso às novas tecnologias, garantir maior autonomia e direitos fundamentais. Nosso programa busca ser esse agente de transformações sociais”, disse Frederico de Siqueira Filho, ministro das Comunicações.
Com a parceria do IEC Brasil, que atua como um dos Centros de Recondicionamento de Computadores do Ministério das Comunicações, os cursos foram ministrados na Fundação Altino e no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Paulo Freire. Ao todo, mais de 60 idosos com idades entre 60 e 85 anos foram capacitados para novas tecnologias.
“Obrigada a todos pela paciência de ensinar a nós, eu, uma adolescente de 82 anos. Esse diploma não é só meu, é do professor. Agradecer ao nosso senhor Jesus Cristo por nos dar sabedoria para a gente concluir esse curso”, se emocionou a aluna formanda, Francisca Soares Marinho.
Sobre o programa
Além de recuperar equipamentos eletrônicos de órgãos públicos e bancos, o programa capacita jovens, adultos e idosos com cursos de informática básica e manutenção de computadores, proporcionando a qualificação dessas pessoas para o mercado de trabalho e maior autonomia no mundo digital.
Todos os computadores recondicionados são doados, posteriormente, para associações com projetos de inclusão digital, aldeias indígenas, territórios quilombolas e áreas remotas e rurais do país.
Os equipamentos que não podem ser reaproveitados passam por um processo de descarte ambientalmente adequado, garantindo que não haja danos ao meio ambiente.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações