A Secretaria-Executiva da Comissão Nacional para Recuperação da Vegetação Nativa (Conaveg), mantida pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), realizou a primeira reunião extraordinária do ano, de forma virtual, na última quarta-feira (20/8). O encontro foi marcado pela aprovação de três resoluções importantes para a restauração ambiental.
Foram oficializados o regimento interno da Conaveg; a criação dos Núcleos de Monitoramento e Avaliação (NMA), de Articulação Territorial (NAT) e de Articulação por Bioma (NAB); e o roteiro metodológico para identificação de áreas prioritárias para a recuperação da vegetação nativa no âmbito do Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (Planaveg).
Para o diretor do Departamento de Florestas da Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do MMA, Thiago Belote Silva, a aprovação das resoluções representa um marco para a política de restauração no Brasil. “A Conaveg dá um passo decisivo para estruturar as bases institucionais e técnicas que irão orientar a recuperação da vegetação nativa no Brasil. O avanço dessas resoluções demonstra maturidade e compromisso coletivo para transformar a ambição do Planaveg em resultados concretos nos territórios”, destacou.
Próximos passos
Durante a reunião, também foi definida a realização da segunda reunião extraordinária da Conaveg, marcada para 29 de outubro de 2025. Nessa ocasião, serão discutidos e deliberados temas centrais para a agenda de recuperação, o que inclui a definição do Sistema Nacional de Monitoramento Geoespacial da Recuperação da Vegetação; a validação das Áreas Prioritárias em nível nacional; e a pactuação dos critérios mínimos para criação dos “Territórios da Restauração”, selo de reconhecimento do governo federal para fortalecer arranjos institucionais estratégicos de restauração.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA