Concessões e PPPs pautam encontro entre MIDR e empresários italianos

Geral

Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) participará, no dia 28 de maio, da primeira edição do Encontro Entre Empresas Italianas Estabelecidas no Brasil e a Frente Parlamentar Mista Brasil-Itália, na Embaixada da Itália, em Brasília.

O evento ítalo-brasileiro se dará como desdobramento do Roadshow Brasileiro-Europeu de Infraestrutura, Energia e Economia Circular. O ministério despertou o interesse de entidades e empresas italianas nos projetos de parcerias público-privadas do Governo Federal, após uma rodada de apresentações no edifício do banco Intesa Sanpaolo, em Milão, na última terça-feira (28).

O convite partiu do Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, do Presidente da Frente Parlamentar Mista Brasil-Itália, Dep. Luiz Fernando Faria, e do Presidente da Câmara de Comércio Italiana de São Paulo, Dr. Graziano Messana. O encontro busca fortalecer as relações entre empresas italianas e instituições brasileiras, promovendo setores estratégicos para o desenvolvimento sustentável.

Perímetros irrigados

Principal instituição financeira da Itália, a Intesa Sanpaolo já atua no território nacional oferecendo garantias para a operação de perímetros irrigados do MIDR e do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS).

Segundo o secretário nacional de Segurança Hídrica, Giuseppe Vieira, a realização do encontro faz parte da estratégia de ampliar o diálogo com investidores internacionais e fortalecer a agenda de concessões no setor de irrigação. “A aproximação com grupos estrangeiros é fundamental neste momento em que o Governo Federal se prepara para realizar, no segundo semestre, os leilões dos perímetros de irrigação Platôs de Guadalupe e Tabuleiros Litorâneos, no Piauí, e Tabuleiros de São Bernardo, no Maranhão. São projetos com grande potencial produtivo e social, que dependem do engajamento do setor privado para se tornarem realidade”, ressaltou Vieira.

No encontro, estarão presentes representantes de alguns dos principais grupos italianos com atuação no Brasil, além de parlamentares, ministérios, agências reguladoras, bancos de fomento e instituições italianas de fomento ao comércio exterior.


Outras Notícias:

MIDR aprova incentivos fiscais para projetos de irrigação em Mato Grosso do Sul e Tocantins

Startups transformam inovação em desenvolvimento no Semiárido

Governo Federal libera R$ 520 milhões para ações emergenciais de defesa civil

Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional