Conferências municipais devem ser realizadas até 30 de junho

Geral
A preparação para a 6ª Conferência Nacional das Cidades não para e a agenda segue movimentada com a realização das etapas municipais pelo país. As reuniões entre a sociedade civil e o poder público visam debater cidades melhores, com debate e formação de propostas sobre políticas urbanas eficientes, em busca de municípios mais inclusivos, democráticos, sustentáveis e com justiça social. 
 
Na última semana, uma série de locais reforçou o engajamento na realização das conferências municipais em diversas regiões do país, como casos de Ladário e Chapadão do Sul, no Mato Grosso do Sul, Balsas, no Maranhão, e Nova Esperança, no Paraná. 
 
Na de Chapadão do Sul, por exemplo, o encontro reuniu lideranças locais para palestras e debates de propostas focadas no futuro das cidades, especialmente nas áreas de habitação, mobilidade, saneamento e planejamento urbano. Ainda foi feita a eleição dos delegados que representarão o município na etapa estadual. 
 
A agenda da nova semana segue movimentada com muitas reuniões marcadas. Serão realizados os encontros de Rio do Sul (SC), Itajaí (SC), Imbituba (SC), Três Lagoas (MS), Dourados (MS), Itabaiana (SE), Lagarto (SE), Aracruz (ES), Cariacica (ES), Nilópolis (RJ) e mais. 
 

De acordo com o novo calendário, os municípios têm até 30 de junho para a realização das reuniões, enquanto as estaduais podem ser até 31 de agosto e a nacional será em outubro.  

 
A Conferência Nacional das Cidades é precedida pelas etapas preparatórias nos municípios, estados e Distrito Federal, que servem para consolidar as propostas feitas pela sociedade civil para desenvolver as políticas públicas urbanas. A fase nacional coloca em perspectiva a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) em busca de cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.  
 
Apesar de todos os estados, inclusive o Distrito Federal, já terem convocado as suas conferências, nem todos possuem a data do evento agendada. A situação é ainda mais crítica em nível municipal, onde os novos gestores, empossados recentemente, ainda precisam se apropriar do processo e sua importância para organizar as conferências nos municípios.  
 

Veja aqui como elaborar propostas para a 6ª CNC. 

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br

Fonte: Ministério das Cidades