Brasília (DF) — O AgroAmigo já é um nome bem conhecido no Nordeste, e agora, por iniciativa do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), passou a alcançar as regiões Norte e Centro-Oeste. Esse programa de microcrédito rural começou com o Banco do Nordeste, mas hoje a Caixa Econômica Federal, o Banco da Amazônia (Basa) e o Banco do Brasil também operam o Pronaf B — a linha de financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar destinada a produtores rurais com renda bruta familiar anual de R$ 50 mil (média de R$ 3,5 mil por mês). As condições para acessar o financiamento são as mesmas em todas as instituições: juros de 0,5% ao ano, prazo de até 36 meses e desconto de 25 até 40% para quem paga em dia.
Com o AgroAmigo, pequenos produtores podem comprar insumos, equipamentos, máquinas, e até fazer reformas e benfeitorias para melhorar as condições de produção da família. É uma oportunidade para investir no negócio e gerar renda com mais qualidade de vida. Quer saber mais? Confira como acessar o microcrédito rural em cada uma dessas instituições bancárias.
Banco do Brasil
No Centro-Oeste, os agricultores familiares podem acessar o AgroAmigo diretamente pelo Banco do Brasil. O primeiro contato pode ser feito de forma simples, por telefone ou WhatsApp, disponíveis na página da linha de crédito Pronaf B. Acesse aqui. Após essa etapa, o cadastro do solicitante é analisado e, não havendo pendências, a contratação da linha de crédito é liberada.
Além disso, o interessado também pode buscar atendimento presencial nas agências do Banco do Brasil ou utilizar o App BB, que oferece orientações e acompanhamento de todo o processo.
Banco Amazônia
Para contratar o microcrédito rural pelo Basa, o produtor deve procurar uma das unidades de microfinanças credenciadas da AmazonCred — Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que conta com 64 unidades em funcionamento na região Norte, promovendo o acesso ao crédito.
O próximo passo é simples: entre em contato com a agência do Banco da Amazônia mais próxima. Um Assessor de Microfinanças Rural fará uma visita ao seu empreendimento para orientar a contratação. Para localizar a unidade mais próxima, acesse este link.
Caixa
Tanto na região Norte quanto na Centro-Oeste, o AgroAmigo está disponível por meio do aplicativo Conquista+ da Caixa. O primeiro passo é baixar o aplicativo no celular e abrir uma conta. Depois, é preciso solicitar, pelo SAC, o atendimento de um agente de crédito credenciado. Esse profissional acompanha todo o processo, desde a elaboração da proposta de crédito até a liberação do recurso, e pode ir até a comunidade ou à propriedade para fazer o atendimento. Vale destacar que negócios comunitários, como cooperativas, associações ou sindicatos agrícolas, também podem orientar e solicitar esse atendimento.
Outras Notícias:
FNE 2026 fortalece agricultura familiar, microcrédito e economia criativa no Nordeste
Centro-Oeste puxa crescimento de novos contratos do AgroAmigo em setembro
AgroAmigo chega no Norte e no Centro-Oeste para ficar, diz Waldez
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional