Dois novos selos dos Correios, estatal vinculada ao Ministério das Comunicações, estão em circulação neste mês de junho. Um deles, em parceria com o Governo de Pernambuco, foi lançado na última semana em alusão à campanha de combate ao abuso e à violência sexual contra crianças e adolescentes, uma iniciativa inédita de conscientização e mobilização social.
“O selo é um registro histórico e, ao mesmo tempo, serve como uma campanha de conscientização junto à sociedade para a necessidade de trabalharmos em torno dessa questão tão sensível, que trata da exploração das crianças no país”, afirmou o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destacando o papel da empresa no apoio às políticas públicas de combate à exploração infantil no Brasil.
A arte do selo traz a imagem de um girassol, símbolo de esperança, acolhimento e proteção às vítimas de violência sexual. Com abrangência nacional, a peça filatélica tem como objetivo ampliar a visibilidade do tema, incentivar a denúncia, promover o debate público e fortalecer a cultura de proteção aos direitos da infância e adolescência.
O outro selo foi lançado em celebração aos 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Com arte de Daniel Ferreira (Correios), a peça traz como ilustração o Castelo Mourisco da Fiocruz, parte do conjunto histórico da instituição, que passou a ser candidato a Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 2024.
A Fiocruz é uma instituição pública brasileira de pesquisa e desenvolvimento em saúde, com forte atuação em ciência, tecnologia e produção de vacinas e medicamentos para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de promover a educação e a formação de profissionais da área. A Fundação é considerada a maior instituição de pesquisa biomédica da América Latina e tem um papel crucial na saúde pública do Brasil, com uma história que remonta a 1900.
“Selos registram e guardam para a posteridade momentos, celebrações, datas, eventos e conquistas. É com este espírito que nos juntamos aos Correios para conceber este produto carregado de significado. Este selo une duas instituições públicas que saúdam a defesa da saúde, da ciência e da vida – o que a Fiocruz vem fazendo ao longo de todas estas décadas”, afirmou o presidente da Fiocruz, Mario Moreira.
As duas peças de filatelia podem ser adquiridas nas agências dos Correios e no site da empresa.
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Fonte: Ministério das Comunicações