Durante o mês de outubro, não se assuste se encontrar um carteiro ou uma carteira usando a cor rosa no uniforme. Em alusão à campanha de prevenção ao câncer de mama, o tradicional traje amarelo e azul será substituído, em uma ação inédita dos Correios, entidade vinculada ao Ministério das Comunicações, para conscientizar sobre a doença.
Para alcançar diferentes públicos, o projeto, realizado em parceria com uma empresa biofarmacêutica, contará com ativações em estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em São Paulo (SP), e terá a participação de Regina Casé como uma das vozes para disseminar as mensagens da campanha.
Até 7 de outubro, uma ação na Estação Brás da CPTM (São Paulo) convidará passageiros a escreverem cartas para pessoas que vivem com câncer de mama ou outras doenças, ou mesmo para alguém que fez parte da rede de apoio de um paciente. As cartas poderão ser seladas e postadas em uma caixa especial dos Correios que estará instalada na estação.
Chamada Cartas de Apoio, a iniciativa também apresenta histórias emocionantes de pacientes, familiares, amigos e médicos, com exemplos concretos de solidariedade. Carteiros vestidos com o uniforme rosa e a mascote dos Correios, a Carteirita, ajudarão a distribuir cartas com essas histórias na estação.
A ação contará ainda com um carro rosa dos Correios circulando pela cidade de São Paulo no início do mês. A campanha também ampliará seu alcance por meio de organizações de apoio a pacientes, que levarão as cartas para outras capitais, como Goiânia, Porto Alegre e Salvador.
Segundo os Correios, a iniciativa busca dar visibilidade às diferentes fases da jornada da mulher com câncer de mama, reforçando a importância da rede de apoio, o papel essencial da informação e a compreensão de que o câncer de mama não é uma única doença: existem diferentes subtipos, e cada um demanda uma estratégia terapêutica específica.
“Para os Correios, é muito significativo unir nosso trabalho diário de conectar pessoas a uma causa tão relevante como o Outubro Rosa. As cartas são um espaço único para traduzir sentimentos e oferecer acolhimento e, nesta campanha, também ajudam a conscientizar sobre as necessidades das mulheres com câncer de mama”, afirmou a diretora de Governança e Estratégia dos Correios, Juliana Picoli Agatte.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações