Cultura Faz Acontecer: podcast do Comitê de Cultura de Minas Gerais estreia nas plataformas digitais

Cultura

O que a cultura faz acontecer na sua vida? Com esta pergunta, a campanha Cultura Faz Acontecer, do Comitê de Cultura em Minas Gerais, provoca o público a refletir sobre a cultura como um direito, e sobre a importância dela para a vida das pessoas e comunidades. Como parte da campanha, o Comitê lançou, nesta segunda-feira (11), uma audiossérie criada e veiculada em parceria com a Rádio UFMG Educativa. A produção também está disponível na forma de podcast nas plataformas digitais.

No primeiro episódio, a secretária de Articulação Federativa e Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (SAFC), Roberta Martins, fala sobre a necessidade de políticas públicas pautadas pela diversidade cultural e pelo diálogo com os territórios – um dos objetivos do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). 

“A gente precisa observar a materialidade das políticas públicas de cultura, e isso só pode se dar na leitura dos territórios. É preciso que haja uma mediação da política pública para que a sociedade acesse os serviços de cultura”, pontua.

Ao longo de oito episódios semanais, com cerca de 10 minutos cada, a série lança um olhar abrangente sobre os impactos da cultura, por meio de entrevistas com pessoas que atuam no setor de diferentes formas. As experiências e reflexões dos convidados e convidadas permitem evidenciar o papel múltiplo da cultura e sua interseção com temas como identidade, geração de renda, educação, saúde e meio ambiente.

Entre as pessoas entrevistadas no podcast estão Mestre Ulisses Mendes, ceramista e pesquisador da argila de Itinga, do Vale do Jequitinhonha; Helenice Puri, liderança do Movimento Indígena de Retomada Puri Uxo Txori, da Zona da Mata Mineira; e Damiana Campos, do Vale do Rio São Francisco, coordenadora do Pontão de Cultura Travessia Sertão Gerais.

Toda segunda-feira, às 14h30, os episódios da série Cultura Faz Acontecer são veiculados na Rádio UFMG Educativa e disponibilizados nas plataformas digitais. Rádios e web rádios comunitárias que queiram difundir a produção podem escrever para: comitedeculturamg@projetos.aic.org.br.

A campanha

A campanha Cultura Faz Acontecer busca colocar uma lente sobre a relevância da cultura no desenvolvimento do país, compreendendo diferentes dimensões da vida social.

“Da economia à memória, da saúde ao emprego, a cultura promove ganhos efetivos em diversas esferas. Ao lançar essa discussão, o Comitê quer ampliar a compreensão da cultura como um direito que deve ser garantido a todos, conforme previsto na Constituição brasileira”, comenta Grazi Medrado, coordenadora do Comitê de Cultura em Minas Gerais.

Além da audiossérie, a campanha é composta por conteúdos multimídia para as redes sociais, cartazes e adesivos para multiplicação nos territórios e uma série produzida em parceria com a TV UFMG, com lançamento previsto para o dia 14 de agosto.

Sobre o Comitê de Cultura em Minas Gerais

O Comitê de Cultura em Minas Gerais é parte do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, do Ministério da Cultura (MinC). O programa foi pensado para ampliar os instrumentos da democracia participativa direta e promover as diversas formas de conhecimento sociocultural em todas as regiões e territórios do Brasil.

O objetivo principal do PNCC é ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação cidadã, contribuindo para a compreensão da cultura como um direito. 

Em Minas Gerais, a articulação do Comitê de Cultura é feita por quatro Organizações da Sociedade Civil (OSCs): AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs (Belo Horizonte), Associação Carla Rosa (Viçosa), Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (Araçuaí) e Espaço Hibridus Ponto de Cultura (Ipatinga). Para contribuir na democratização das políticas culturais, essas organizações são responsáveis por desenvolver atividades de mobilização, formação, apoio a projetos e parcerias e comunicação.

Texto: Comitê de Cultura em Minas Gerais

Fonte: Ministério da Cultura