Segue até domingo (10) o Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva na categoria principal, que reúne 77 atletas de alto nível de todo o país nas modalidades boulder, velocidade (speed), guiada e paraescalada. O evento reafirma a vocação de Curitiba como palco de grandes eventos esportivos.
A competição está sendo realizada na mais moderna parede de escalada do Brasil, considerada uma das melhores do mundo, construída com recursos do Ministério do Esporte, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e a Confederação Brasileira de Escalada Esportiva (CBEscalada). O Ministério investiu R$ 680 mil no equipamento principal, além de destinar recursos para a realização de competições.
“Presenciar o crescimento do esporte nas esferas social, do lazer e do alto rendimento é muito inspirador. Em 2023, a paraescalada não fazia parte do esporte paralímpico e contava com apenas cinco atletas. Hoje, entrou para o ciclo dos Jogos de Los Angeles 2028, tornou-se oficial e já conta com 24 atletas, sendo oito com deficiência visual e 16 com deficiência físico/motora. Todos eles fazem parte de um movimento que nasce no lazer, no aprendizado da modalidade, e agora participam da competição pela primeira vez, trocando experiências com a comunidade esportiva”, afirmou a representante do Ministério do Esporte no campeonato, Nayara Falcão, diretora de Projetos Paradesportivos da Secretaria Nacional do Paradesporto.
Nayara destacou ainda que é gratificante ver esse movimento nascer, se fortalecer e, acima de tudo, testemunhar uma confederação que trabalha de forma coletiva com todos os atletas e que busca fazer diferente.
“Essas respostas e exemplos sociais são fundamentais para que possamos viver em uma sociedade que, de fato, respeite a diversidade, independentemente de a pessoa ter ou não uma deficiência”, concluiu a diretora.
Serviço: Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva
Local: Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva – Parque Olímpico do Cajuru
Endereço: Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510 – Cajuru, Curitiba (PR)
Data: Sexta (8/8), sábado (9/8) e domingo (10/8)
Horário: Das 8h às 18h, todos os dias
Modalidades: Boulder, velocidade e guiada
Entrada: Gratuita
Organização: Confederação Brasileira de Escalada Esportiva (CBEscalada)
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte