Cursos de qualificação profissional oferecem novas oportunidades a apenados de Senador Guiomard

Acre

Treze pessoas privadas de liberdade da Unidade Prisional de Senador Guiomard receberam, nesta terça-feira, 16, os certificados de conclusão do curso de Mecânica, Refrigeração e Manutenção de Ar-condicionado. A ação integra o trabalho de ressocialização desenvolvido pelo Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (SEE) e o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec).

Formação faz parte das ações de reintegração social desenvolvidas pelo sistema prisional acreano. Foto: Zayra Amorim/Iapen

A iniciativa busca oferecer capacitação e autonomia para que os reeducandos tenham acesso a novas oportunidades após o cumprimento da pena. O coordenador do Centro de Educação Profissional e Tecnológica em Serviços Campos Pereira, Aires Pergentino, destacou que a formação profissional representa uma chance de mudança de trajetória: 

“É importante essa qualificação profissional. São outras oportunidades que nós estamos dando para essas pessoas, para fazer um novo trajeto de vida. Agora eles têm um certificado, podem apresentar ao mercado de trabalho e garantir um novo começo”, afirma o coordenador.

Na avaliação do diretor da unidade prisional, Maycon Mendonça, a conquista vai além do aprendizado técnico: ela devolve dignidade. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O curso de mecânica e refrigeração é apenas um dos vários ofertados nas unidades penais do estado. A proposta é assegurar que o período de cumprimento de pena também seja uma porta de acesso ao conhecimento, ao trabalho e à reconstrução de vida.

O diretor da Unidade Prisional de Senador Guiomard, Maycon Mendonça, também reforçou que o curso é uma ferramenta de reintegração social. “Essa oportunidade vai permitir que, ao sair da unidade, eles possam trabalhar, gerar recursos e sustentar suas famílias de forma autônoma”, reitera.

Entre os participantes, a sensação é de esperança e conquista. O reeducando C. S. falou sobre o impacto da formação em sua vida. “Eu era um rapaz que não tinha oportunidades. Agora posso dizer que eu tenho. Aprendi coisas que não sabia e tive muito apoio. Quero melhorar meu desempenho, porque o mercado de trabalho nesse ramo é muito forte”.

Apenados de Senador Guiomard recebendo certificação em curso de mecânica e refrigeração. Foto; Zayra Amorim/Iapen

O curso faz parte de uma política mais ampla de ressocialização. De acordo com o diretor de Reintegração Social do Iapen, André Vinício de Assis, o Iapen tem buscado proporcionar capacitação em diversas áreas, como refrigeração, marcenaria e corte e costura, para que essas pessoas retornem à sociedade de forma diferente da que entraram.

“Esse é o papel do Iapen e de toda a equipe, qualificar com o objetivo de propor oportunidades de emprego, de trabalho, de assistência, de educação e de saúde para todas essas pessoas em situação de cárcere”, afirma o diretor.

Fonte: Governo AC