Da luta pela terra ao maior evento de turismo do Brasil: a história de duas agricultoras que mostram a força do campo no Salão do Turismo

Turismo

A terra, para Romilda, tem o significado de uma luta de 13 anos vivida debaixo de uma lona preta. Para Roseli, representa o sonho de ver o filho Mateus, apaixonado por animais, crescer com os pés no chão. As histórias dessas duas agricultoras de Abelardo Luz (SC) se cruzaram na feira da cidade em que moram e, agora, chegam juntas ao Salão do Turismo, em São Paulo, para mostrar o poder transformador da agricultura familiar.

A trajetória de Romilda se confunde com a história do Movimento Sem Terra. Vinda de uma família de agricultores que perdeu seu espaço, ela passou mais de uma década em acampamentos. “Foi uma época bem sofrida, mas que hoje compensou a nossa luta”, conta com orgulho. A recompensa veio com a conquista de seu lote no assentamento Santa Rosa, onde hoje, junto dos filhos, produz de tudo um pouco: hortaliças, frutas, grãos e queijos, garantindo o sustento e a produção de comida saudável para escolas e feiras.

Roseli também tem raízes no campo, mas a vida a levou a trabalhar como empregada. O amor pela terra, no entanto, nunca a abandonou. Há 11 anos, ela e a família compraram um terreno no mesmo assentamento de Romilda. “A gente não teve toda essa luta da Dona Romilda, mas a gente admira muito quem lutou. Porque graças a eles, hoje a gente também consegue ter um pedaço de chão mais digno”, afirma. No seu pedaço de chão, além da produção de leite, ela comanda uma pequena agroindústria de panificados.

Saberes e Sabores – É da cozinha de Roseli que sai uma das estrelas do Salão: a cuca artesanal. “Quem compra uma vez, compra sempre”, garante. Já Romilda traz a diversidade de sua terra em forma de grãos: feijão de vários tipos, amendoim, pipoca, gergelim e até o pinhão, colhido das árvores que ela mesma plantou quando chegou ao assentamento.

Pela primeira vez em um evento desta magnitude, as duas agricultoras chegam ao Mercadão da Agricultura Familiar do Salão do Turismo com o objetivo de ganhar experiência e mostrar a riqueza que vem da terra conquistada com tanto esforço. Os visitantes do evento, que acontece de 21 a 23 de agosto, terão a chance de conhecer de perto essas histórias de resiliência e provar os sabores que nascem do amor pelo campo.

MERCADÃO – Para incentivar o turismo de base comunitária e a agricultura familiar, os Ministérios do Turismo (MTur) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) criaram o espaço do Mercadão, ponto de encontro para quem deseja levar um pedacinho do Brasil para casa. O local reúne produtos regionais, gastronomia típica e produções de associações que valorizam a identidade cultural e a criatividade de todas as regiões do país. São 69 expositores que apresentam mais de 300 produtos, entre queijos, geleias, cervejas, cafés, vinhos, farinhas, chocolates, azeites, plantas medicinais e muito mais.

O EVENTO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios. Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país, alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.

PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior vitrine do turismo brasileiro, é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC , SENAC , Sebrae , além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.

Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Fonte: Ministério do Turismo