Brasília (DF) – Para treinar a população de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro diante de possíveis desastres, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) promoveu, nesta quarta-feira (1º), uma simulação nas usinas nucleares da região, com o envio do Defesa Civil Alerta. As cidades de Paraty e Mangaratiba também receberam as mensagens. O treinamento continua nesta quinta-feira (2).
Realizado a cada dois anos, o simulado tem como objetivo avaliar, treinar e aprimorar o Plano de Emergência Externo do Rio de Janeiro (PEE/RJ) para a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA). Nesta quarta, o simulado contou com o acionamento de sirenes, evacuação da Central Nuclear, transporte de gerador móvel, remoção de vítimas, deslocamento de comunidades e coleta de amostras ambientais de solo, água, ar e vegetação.
Por volta das 15h, o Defesa Civil Alerta foi enviado para os celulares da população. Técnicos da Defesa Civil Nacional acompanharam o evento. “Estamos como observadores do exercício, dando total apoio às instituições envolvidas na simulação e responsáveis pelo monitoramento e controle. Estivemos em salas de crise e nas ações realizadas em usinas”, contou o analista ambiental da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), Vitor Faria.
De acordo com o prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti, “o exercício é fundamental para manter nossas equipes preparadas e garantir que a população saiba como agir em uma emergência”.
A simulação reuniu cerca de 60 instituições civis e militares. Entre elas, estão a Eletronuclear, Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, defesas civis estadual e municipais, Ibama, Abin e Ministério da Saúde.
Defesa Civil Alerta
O Defesa Civil Alerta intensifica a segurança das pessoas enviando mensagens de texto e avisos sonoros para os celulares em áreas de muito risco, sem necessidade de cadastro prévio. Os alertas aparecem de forma destacada na tela e podem soar mesmo nos aparelhos em modo silencioso. Qualquer cidadão, independentemente do DDD, que esteja no município com previsão de desastre, poderá receber.
A ferramenta é gratuita e alcança celulares compatíveis (Android e iOS lançados a partir de 2020) e com cobertura de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. O recurso não depende de pacote de dados e funciona mesmo se o usuário estiver ou não conectado ao Wi-Fi.
Outras Notícias:
Defesa Civil Alerta entra em operação em todo território nacional
Municípios têm até 31 de outubro para atualizar dados sobre gestão de riscos e desastres
Nova tecnologia chega ao Centro-Oeste e conclui nacionalização do sistema
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional