Brasília (DF) – A cidade do Recife (PE) foi atingida por um forte temporal na noite desta quarta-feira (14), com acumulados de chuva que chegaram a 143 mm em 24 horas. A intensidade das precipitações causou alagamentos, inundações, quedas de árvores e resultou em duas mortes por choque elétrico.
Diante da situação, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), está monitorando os impactos das chuvas na capital pernambucana. O órgão mantém contato constante com a Defesa Civil do Estado e do município para acompanhar os desdobramentos e oferecer o suporte necessário.
Segundo o coordenador-geral de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil Nacional, Tiago Schnorr, o Governo Federal acompanha de perto a situação e está pronto para atuar em apoio ao município. “Desde as primeiras informações sobre o temporal, o Cenad está em contato direto com as Defesas Civis locais para acompanhar a situação e prestar o apoio necessário. Nosso foco é apoiar tanto ações de preparação, visando proteger vidas e minimizar os danos, bem como apoiar ações de resposta e atendimento à população, caso necessário apoio por parte do Governo Federal”, destaca.
Continuidade das chuvas
Equipes de emergência seguem nas ruas realizando atendimentos e levantamento de danos. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão indica a continuidade das chuvas ao longo desta quinta-feira (15), exigindo atenção redobrada das autoridades locais e da população. Para os próximos dias, o cenário de instabilidade deve permanecer, com possibilidade de novas precipitações na região.
Como medida preventiva, a Prefeitura do Recife suspendeu as aulas da rede municipal de ensino e interrompeu o funcionamento de todos os serviços públicos não essenciais. O governo do Estado de Pernambuco também decretou a suspensão do expediente escolar em toda a Região Metropolitana do Recife e na Zona da Mata. As cidades de Olinda, Abreu e Lima e Cabo de Santo Agostinho, também na região metropolitana, adotaram medidas semelhantes.
O MIDR reforça a importância de seguir as orientações das autoridades locais e manter a atenção aos alertas emitidos pelos órgãos de Defesa Civil.
Outras Notícias:
MIDR reforça importância do planejamento e da gestão de riscos
Capacitação contínua fortalece a atuação de agente de Proteção e Defesa Civil
Governo facilita renegociação de dívidas em áreas afetadas por crises e calamidades
Fonte: Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional