O Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) publicou nesta quarta-feira, 17, no Diário Oficial do Estado (DOE), a convocação dos candidatos selecionados na modalidade rural do Programa CNH Social 2025.
Depois de chamar os estudantes e moradores das áreas urbanas, esta é a última convocação do ano, voltada para os inscritos que vivem no campo. Ao todo, 1.897 pessoas foram beneficiadas nesta etapa.
Os convocados têm, a partir da publicação do chamamento, dez dias úteis para apresentar a documentação exigida em uma unidade do Detran. Já os moradores de municípios sem posto de atendimento devem enviar os documentos para o e-mail detrancnhsocial@gmail.com. Quem perder o prazo, perde também a vaga.
A presidente do Detran/AC, Taynara Martins, destacou o significado social do programa, especialmente para a população rural. “Ter a CNH vai muito além de dirigir um carro ou uma moto. Ela representa liberdade, acesso a oportunidades e mais qualidade de vida para as famílias. É poder levar a produção para a cidade, ter independência para estudar, trabalhar e cuidar da família. Esse é o papel do CNH Social: mudar realidades e abrir caminhos para quem mais precisa”, afirma.
Maior programa de inclusão da história do Detran
Criado em 2022, o CNH Social é considerado o maior programa de inclusão da história do Detran/AC, que garante a gratuidade no processo de obtenção da primeira habilitação para pessoas de baixa renda e integra os esforços do governo do Acre em ampliar oportunidades e valorizar a cidadania. Até 2026, a expectativa é que mais de 22 mil pessoas sejam beneficiadas em todo o estado.
Clique aqui para acessar o edital
Fonte: Governo AC