No penúltimo dia da Expoacre Juruá, a tradicional Cavalgada reuniu centenas de participantes na manhã deste sábado, 5, em Cruzeiro do Sul. O evento teve início por volta das 8h, com concentração na Avenida Tarauacá, e seguiu por um percurso de aproximadamente 8 km pela rodovia AC-405 até o Centro de Eventos Orleir Cameli, onde ocorre a 20ª edição da feira.

Responsáveis por garantir a segurança viária durante todo o trajeto, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran) e o Batalhão de Trânsito (BPTran) da Polícia Militar atuaram de forma coordenada na sinalização, organização e escolta de cavaleiros, quadriciclos e demais veículos que participaram do cortejo.
Este ano, medidas mais rígidas foram adotadas com o objetivo de preservar a integridade dos participantes e coibir condutas de risco. A circulação de pessoas em carrocerias de veículos foi proibida e ações educativas e de fiscalização reforçaram o cumprimento das normas de trânsito, com foco especial na prevenção de acidentes e no respeito à Lei Seca.

A atuação integrada das forças de trânsito foi fundamental para o sucesso da Cavalgada, que transcorreu de forma tranquila e segura, reafirmando o compromisso do Detran e do BPTran com a segurança da população durante os grandes eventos do estado.
“Nós temos intensificado as ações de fiscalização e também de educação de trânsito. Mesmo na Cavalgada, as normas previstas no Código de Trânsito Brasileiro devem ser observadas. Pessoas na carroceria não serão permitidas, em quadriciclos somente duas pessoas e o pedestre também deve ter cuidado nesse trajeto né?! Evitando algum infortúnio”, disse a comandante do Batalhão de Policiamento de Trânsito, Eliana Maia.
A presidente do Detran, Taynara Martins, disse esse é um dos eventos mais aguardados da feira e que a preparação de todo o esquema é feito com bastante antecedência para garantir a segurança e tranquilidade.

“Tudo que foi acordado nas reuniões faremos se cumprir aqui, obviamente, com a colaboração de todas as pessoas que vêm para se divertir. A Cavalgada é um momento de diversão, em que as pessoas podem, sim, beber, e se divertir. O que não pode é beber e conduzir veículos. Então as pessoas que estão ou estarão aqui na Cavalgada serão fiscalizadas, tanto pelo batalhão de trânsito quanto pelas equipes do Detran”, finalizou Martins.
Fonte: Governo AC