“A escolha por turismo aconteceu depois de um sonho que tive com minha bisavó, em que ela me dizia para fazer turismo. Aquilo mexeu muito comigo e me deu a certeza de que era isso que eu tinha que fazer”. O sonho do Gustavo Assis, de 30 anos, foi definitivo para a escolha da carreira que seguiria. Atualmente, o turismólogo Gustavo atua na Coordenação-Geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo e celebra, assim como milhares de colegas da área, o Dia do Turismólogo, comemorado neste sábado (27.09).
A data reconhece o trabalho dos profissionais responsáveis por planejar, promover e tornar possíveis experiências de viagem e lazer que movimentam a economia brasileira, fortalecem a cultura nacional e aproximam as pessoas. No Ministério do Turismo, diversos turismólogos operam de forma estratégica na construção de políticas públicas para tornar o setor mais sustentável e inclusivo – e que vem se fortalecendo a cada ano.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, parabeniza os turismólogos pela data e enfatiza a contribuição dos profissionais ao desenvolvimento do ramo. “Eu parabenizo e reverencio todos os turismólogos do nosso país por esta data. A profissão é de extrema importância e relevância para que possamos impulsionar cada vez mais o turismo no Brasil, que vem batendo todos os recordes possíveis”, declara Sabino.
Amanda Sena, turismóloga e colega de Gustavo Assis na Coordenação-Geral de Produtos e Experiências Turísticas do Ministério do Turismo, destaca a diversidade temática que envolve o setor. Para ela, o diálogo permanente com outras áreas possibilita não apenas aprender, mas também contribuir de diferentes formas.
“É com o olhar de turismólogo que pensamos no planejamento, na gestão e na administração, valorizando os aspectos naturais e históricos, ao mesmo tempo em que protegemos a cidade e as pessoas. Vejo a profissão como a base para um turismo mais justo, sustentável e responsável”, explica Amanda.
Já a turismóloga Laísa Alcântara, da mesma Coordenação de Gustavo e Amanda na Pasta, aponta o poder transformador do turismo. Com esse olhar, ela conta como o setor impacta o público de diversas maneiras: tanto os visitantes, que vivenciam experiências e criam memórias inesquecíveis, quanto os profissionais, que garantem sua renda a partir da atividade.
“A parte em que mais gosto de trabalhar aqui no Ministério do Turismo é justamente o impacto das nossas ações. Apesar de ser um trabalho de bastidor, estamos criando políticas públicas que afetam todo o país. Receber esse retorno é algo que me dá muita satisfação”, relata Laísa, que, assim como Amanda, orgulha-se de trabalhar no Ministério do Turismo e considera o trabalho no órgão a principal conquista de sua carreira profissional.
DIA MUNDIAL DO TURISMO – A data de 27 de setembro também marca o Dia Mundial do Turismo, criada pela ONU em 1980 para reconhecer a importância de um dos setores econômicos que mais crescem e se transformam no planeta. Neste ano, sob o tema “Turismo e Transformação Sustentável”, a celebração ganha um significado especial ao Brasil: o país, que ocupa a presidência do Conselho Executivo da ONU Turismo, liderando as discussões globais sobre o futuro da atividade.
A cada ano, a comemoração convida a comunidade internacional a refletir sobre um tema diferente, e os três pilares de 2025 (governança, inovação e investimentos sustentáveis) dialogam diretamente com as prioridades do turismo moderno: um segmento mais inteligente, inclusivo e com menor impacto ambiental.
Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo