Neste sábado (26), celebramos o Dia dos Avós, uma data para homenagear aqueles que são a raiz da nossa história, donos das melhores memórias e do abraço mais acolhedor. Mais do que um presente, uma viagem em família é uma oportunidade de retribuir todo esse carinho, fortalecer laços e criar novas histórias que serão contadas por muitas gerações.
O Ministro do Turismo, Celso Sabino, ressalta o poder do turismo em unir pessoas. “A viagem entre gerações é uma das experiências mais ricas que o turismo pode proporcionar. É a troca de olhares, o compartilhamento de histórias que fortalecem os laços. No Ministério, nosso trabalho é garantir que o nosso turismo esteja preparado para cuidar de quem amamos, com respeito, segurança e carinho”, afirma.
Planejar uma viagem com os avós é um ato de cuidado. A escolha de um destino com boa infraestrutura, ritmo tranquilo e atrações que todos possam aproveitar é o segredo para uma experiência confortável e feliz.
Destinos para unir gerações – De norte a sul, o Brasil possui um destino perfeito para unir diferentes famílias e construir memórias. Confira abaixo algumas dicas, mas lembre-se que existem muitos destinos para se descobrir pelo país:
Belém (PA) – A capital paraense é um mergulho na cultura e nos sabores da Amazônia. A Estação das Docas, com seus restaurantes e sorveterias, e o Theatro da Paz oferecem passeios culturalmente ricos, ideais para um roteiro tranquilo.
Maceió (AL) – Conhecida pelas praias de águas calmas e mornas, a capital de Alagoas é uma ótima pedida para relaxar. A orla de Pajuçara é plana e ótima para caminhadas, e os passeios de jangada até as piscinas naturais encantam todas as idades.
Caldas Novas (GO) – Famosa por ser a maior estância hidrotermal do mundo, a cidade é sinônimo de relaxamento e bem-estar. Os hotéis e parques aquáticos com águas termais oferecem diversão e descanso para toda a família.
Holambra (SP) – A “cidade das flores” proporciona uma viagem charmosa e tranquila, com forte influência da cultura holandesa. Suas ruas planas e floridas são um convite para passeios com boas opções de gastronomia.
Foz do Iguaçu (PR) – Lar do Parque Nacional do Iguaçu, possui uma excelente infraestrutura, com ônibus, elevadores e passarelas que permitem que todos, independentemente da mobilidade, possam admirar a espetacular vista das Cataratas.
Atender bem – Para que essa viagem especial seja perfeita, é essencial que seus avós sejam recebidos com todo o cuidado e respeito que merecem. Pensando nisso, o Ministério do Turismo atua na qualificação do setor e disponibiliza a cartilha “Dicas para Atender Bem Turistas Idosos”.
O guia orienta hotéis, agências e outros profissionais a oferecerem um serviço mais seguro, acessível e acolhedor, garantindo uma experiência de alta qualidade para os viajantes da terceira idade.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo