O Dia dos Pais se aproxima e nada melhor que presentear uma das pessoas que mais amamos com uma viagem pelo Brasil. E são várias as opções! Uma viagem em família, especialmente entre pais e filhos, é uma excelente oportunidade para criar boas lembranças e estreitar laços.
Cada pai tem seu estilo preferido de viagem. Existem aqueles que gostam de conhecer novas culturas, enquanto outros curtem natureza. Tem o pai que prefere um passeio cultural mais calmo e tranquilo, e há os que buscam alguma adrenalina durante as viagens. E está tudo certo: o Ministério do Turismo selecionou algumas opções para todos os gostos. Confira!
Apesar de a data coincidir com o inverno, as praias brasileiras sempre estão em alta. E duas delas estão entre as melhores do mundo, segundo o Travellers’ Choice, premiação do site de viagens Tripadvisor. Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), e Muro Alto, em Pernambuco, receberam várias avaliações positivas. Atividades como surfe, vôlei, caiaque e mergulho com snorkel, além do próprio contato com o ambiente natural, foram elogiados pelos usuários do portal.
Na região Sul do Brasil, duas novas rotas turísticas em Santa Catarina, cuja criação foi sancionada pelo Governo Federal em julho desse ano, aparecem como possibilidades aos pais interessados em explorar o ecoturismo, a gastronomia, o turismo religioso e histórico.
A Rota Turística Costa Azul é composta pelos municípios de Barra Velha, Piçarras, Penha e Navegantes, no litoral norte catarinense. A consolidação do roteiro beneficia a população local e o estado como um todo, por ampliar alternativas para turistas que procuram se conectar com o turismo cultural, natural, histórico e de praias.
A região da rota dispõe de estrutura para ecoturismo, esportes de aventura e festivais gastronômicos, além de abrigar o maior parque temático da América Latina.
Já a Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes liga 10 municípios de Santa Catarina e é um importante passo para a promoção de atrativos locais, podendo receber visitantes nacionais e estrangeiros interessados em explorar o turismo cultural, histórico, religioso, gastronômico, de esportes náuticos e de natureza.
A Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes abrange as cidades de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.
Ainda no Sul, uma alternativa para os pais que gostam de apreciar a biodiversidade e as belezas naturais é o Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu (PR). Patrimônio Mundial Natural da Unesco, o local abriga as famosas Cataratas do Iguaçu, um conjunto de 275 quedas d’água que formam um dos cenários mais espetaculares do planeta.
No Norte do Brasil, por sua vez, há algumas das melhores opções para o pai que gosta de uma verdadeira imersão na cultura amazônica. Em Belém, capital do Pará, o viajante pode vivenciar um mergulho nos saberes e sabores regionais. A Estação das Docas, com seus restaurantes e sorveterias, e o Theatro da Paz também oferecem passeios culturalmente ricos, ideais para um roteiro tranquilo.
No último mês de julho, o Ministério do Turismo preparou uma matéria especial para o Dia Nacional do Futebol, com dicas especiais de estádios que receberam jogos da Copa do Mundo de 2014 e que podem estar no roteiro de viagem de qualquer pai apaixonado por futebol. (Confira AQUI)
INSPIRAÇAO – Para quem ainda não programou a próxima viagem, o Salão do Turismo: Conheça o Brasil, que ocorrerá neste mês, em São Paulo (SP), é uma excelente opção para escolher os melhores destinos no Brasil.
O evento, que vai acontecer de forma presencial entre os dias 21 e 23, terá entrada gratuita para o público e reunirá, em um só lugar, atrativos de todo o país. Paralelamente ao Salão, haverá o Feirão do Turismo, com a oferta de descontos na aquisição de pacotes e serviços turísticos.
E anote aí: as oportunidades também vão estar disponíveis nas plataformas digitais das empresas participantes, para todo o Brasil, até 27 de agosto.
Por Marco Guimarães
Assessoria de Comunicação Social do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo