Diálogos da DiverCidades celebra mês das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas

Geral
Desde 2014, com a Lei nº 12.987, o Brasil celebra em 25 de julho o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, mesma data em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. Aproveitando o período, o Ministério das Cidades realiza, na próxima terça-feira (29), o evento “Diálogos da DiverCidades”, para celebrar o mês de luta e de visibilidade, além do direito às cidades mais igualitárias, com justiça territorial, inclusão social e diversidade. 

O encontro em formato híbrido, organizado pela Assessoria de Participação Social e Diversidade da pasta, é aberto ao público. Para participar, basta se cadastrar no Portal Capacidades, localizar o evento na plataforma e escolher a modalidade presencial ou on-line no formulário.

Imagem de várias mulheres representando o evento DiverCidades
Diálogos da DiverCidades celebra mês das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas

A programação começa às 14h, no auditório do Ministério das Cidades, com presença do ministro das Cidades Jader Filho e outras autoridades. Será feita uma mesa sobre Mulheres Negras e o direito à cidade, debates, considerações, instituição do Comitê da Diversidade do Ministério das Cidades e o lançamento da Cartilha de Diversidade da pasta. 

O evento é um reforço para a semana especial, com celebrações ao Dia Nacional de Tereza de Benguela e o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. De acordo com o Ministério da Igualdade Racial, as mulheres negras representam 28% da população brasileira, com mais de 60 milhões de pessoas, mas que ainda sofrem com o cruzamento das desigualdades de raça e de gênero, assim como as mulheres indígenas. 

“Queremos fomentar o debate, o diálogo e a escuta da sociedade civil, de representantes de organismos internacionais, de instituições governamentais e dos servidores do Ministério das Cidades, a fim de aproximar às demandas sociais com as políticas urbanas desenvolvidas”, disse a assessora de Participação Social e Diversidade, Marilda Cohen. 

Os interessados em participar e que necessitem de algum recurso de acessibilidade, como audioguia e interpretação em libras, devem informar durante a inscrição. 

Acesse a Central de Conteúdos do Ministério das Cidades

Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades
Atendimento à Imprensa
Telefone: (61) 2034-4282
E-mail: imprensa@cidades.gov.br

Fonte: Ministério das Cidades