Documentários brasileiros ganham visibilidade internacional no Showcase do Cannes Docs

Cultura

Quatro documentários brasileiros em fase de finalização foram exibidos hoje (16) no Showcase do Cannes Docs, programa oficial do Marché du Film dedicado a obras documentais. A vitrine apresenta trechos de até dez minutos, precedidos por breves falas de diretores e produtores, com o objetivo de atrair parcerias para lançamento e distribuição internacionais.

No evento, a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, ressaltou a importância do gênero para a memória coletiva “Um país sem cinema documental é como uma família sem álbum de fotos”, disse o cineasta chileno Patricio Guzmán. “Essa frase ilustra o que significa fazer documentário e traduz o sentimento que este programa representa”.

Após a sessão de Carcereiras, a produtora Sabrina Zimmermann comemorou a recepção “Mostrar nosso filme ao mundo é um sonho. É a realização de muitos anos de trabalho de toda a equipe. Espero que seja a primeira de muitas participações em Cannes”.

Foram projetados trechos de:

  • Afrontosa, de Coraci Ruiz e Julio Matos
  • Eu Ouvi o Chamado: O Retorno dos Mantos Tupinambá, de Myrza Muniz, Robson Dias e Célia Tupinambá
  • Anna Borges do Sacramento, de Aída Bueno Sarduy e Rafael Sampaio
  • Carcereiras, de Julia Hannud e Sabrina Zimmermann

Cada projeto recebeu R$ 20 mil por meio do Edital de Circulação – Brasil País de Honra / Marché du Film 2025, reafirmando o compromisso do MinC e da SAv com a promoção do audiovisual brasileiro e a valorização da diversidade de vozes, temas e territórios.

Fonte: Ministério da Cultura