Durante encontro nacional, Acre apresenta ações de enfrentamento à insegurança alimentar

Acre

O governo do Acre participou do 1º Encontro Pleno de Presidentes da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), nesta terça-feira, 13, em Brasília (DF). O Estado foi representado no evento por gestores das secretarias de Agricultura, Assistência Social e Direitos Humanos, Educação e Saúde, além da Representação do Governo na capital federal.

Acre participou do 1º Encontro Pleno de Presidentes da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), em Brasília (DF). Foto: Wesley Moraes/Repac

A abertura do encontro contou com a participação do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, que defendeu o trabalho conjunto entre a União e os estados no combate à insegurança alimentar no país.

“A gente tem um desafio gigantesco, que é trabalhar integrado com diversas áreas do governo. Com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, que tem papel importante; com os pequenos produtores, que dão conta da grande variedade de alimentos que temos no Brasil; mas também com o Ministério da Agricultura e o Ministério da Pesca”, disse.

O secretário adjunto de Agricultura do Acre e presidente estadual da Caisan, Edvan Azevedo, destacou em sua fala as políticas públicas de segurança alimentar desenvolvidas pelo governo acreano. “Com o Prato Extra, temos a distribuição diária de quase 250 mil refeições aos estudantes da rede estadual. Por meio do fomento à agricultura familiar, temos estimulado a produção de alimentos, garantindo a compra por meio do PAA [Programa de Aquisição de Alimentos] e distribuindo para as famílias mais vulneráveis”, afirmou.

Secretário adjunto de Agricultura, Edivan Azevedo apresentou ações desenvolvidas pelo governo do Acre no enfrentamento à insegurança alimentar. Foto: Wesley Moraes/Repac

O secretário da Representação do Governo do Acre em Brasília, Fábio Rueda, frisou que o Estado vem somando esforços para combater a fome. “Somos grandes produtores de alimentos e o grande esforço do governo é fazer que cheguem a todos, principalmente aos que mais necessitam”, observou.

A realização do evento é uma das metas estabelecidas pelo Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). Criada em 2006, a iniciativa tem como objetivo a formulação e implementação de políticas e planos de segurança alimentar e nutricional. Além disso, também estimula a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, bem como a promoção, o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do país.

Fonte: Governo AC