A 2ª Jornada Pedagógica para as equipes gestoras das escolas estaduais do Acre, realizada pela Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), chegou ao fim nesta sexta-feira, 18, com uma manhã dedicada à reflexão sobre temas sensíveis e atuais no contexto educacional. A programação de encerramento teve como foco principal o fortalecimento do cuidado nas escolas, com base nas diretrizes da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sob o tema “Por uma Escola que Cuida: Desafios Contemporâneos e Horizontes com a Nova BNCC”.
Os gestores discutiram estratégias para lidar com questões como o estresse e a saúde mental no ambiente escolar, as práticas de escuta especializada, dentre outros, além da importância do desenvolvimento de competências socioemocionais como ferramenta para a construção de um ambiente acolhedor e seguro para todos os segmentos da comunidade escolar.
Para a psicóloga Florisa Sobralino, da Divisão de Psicologia Escolar e Educacional da SEE, o debate é fundamental diante dos desafios enfrentados pelas escolas atualmente. “Falar de saúde mental e as diversas formas de violência é essencial para a Educação, para nosso contexto atual, e a escola está inserida nesse cenário. São muitos desafios. Situações delicadas. Então, é muito importante oferecer esse suporte para que nossos gestores, professores e toda a equipe escolar tenham uma base, saibam como agir e a quem recorrer”, afirmou.
Entre os participantes, o gestor da Escola Estadual Henrique Lima, professor Roberval Lima, destacou a relevância dos temas tratados no encerramento e o impacto prático da formação. “A gente vive isso no cotidiano da sala de aula, da escola. Então, vir para cá é se reabastecer para continuar o nosso fazer pedagógico. Para mim foi um aprendizado muito grande. Ontem foram tratados temas sobre o direito da criança na escola e hoje falar sobre a saúde mental, a saúde dos nossos adolescentes e até mesmo a nossa saúde e dos nossos professores, é extremamente importante”, avaliou.
A formação neste último dia teve como objetivo sensibilizar as equipes gestoras sobre o papel da escola na promoção da saúde emocional, na prevenção da violência e na criação de um clima escolar positivo. Também foram abordadas as responsabilidades legais das instituições de ensino diante de casos de violência envolvendo crianças e adolescentes, e o papel da gestão escolar na construção de protocolos de acolhimento e encaminhamento.
Ao longo da semana, a 2ª Jornada promoveu momentos de avaliação, planejamento, escuta e troca de experiências, reforçando o compromisso do governo do Estado com a formação integral dos estudantes e a valorização do trabalho das equipes gestoras.
“A avaliação que nós fizemos dessa Jornada foi muito positiva. Foi uma semana intensa, com bastante conteúdo e um momento em que nós pudemos trabalhar de forma integrada com outros setores da secretaria. Então, pelo que os gestores nos relataram, foi realmente uma semana muito produtiva e que eles saem daqui com bastante material para trabalhar neste segundo semestre”, destacou a diretora de Ensino da SEE, professora Gleice Souza.
Fonte: Governo AC