Educação do Acre leva tecnologia e robótica à escola Esperança do Povo

Acre

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Divisão de Tecnologias Educacionais, foi nesta quinta-feira, dia 24, até a escola Esperança do Povo, localizada no Seringal Cachoeira, em Xapuri, para participar da terceira edição da feira de ciências “Uma jornada entre fórmulas e letras”.

Para a exposição, a Divisão levou especificamente três núcleos: o de Incentivo ao Conhecimento (NIC), o de Matemática e Ciências Aplicadas (NMCA) e o de Automação e Robótica Educacional (Nare).

Alunos tiveram a oportunidade de ver diversas ações desenvolvidas pela robótica educacional.
Foto: Inovação/SEE

O NIC, por exemplo, levou aos alunos a experiência com os óculos de realidade virtual. Já o NMCA levou para a feira diversos jogos matemáticos e também um minilaboratório de química e um outro de biologia, e o Nare levou para diversas experiências que são realizadas no campo da automação e da robótica.

Para o chefe da Divisão de Tecnologias Educacionais, professor Eliomar Amorim, a exposição levada até a escola Esperança do Povo tem uma abordagem prática e interativa, com os alunos tendo contato direto com os mais diversos dispositivos que utilizam sensores. “Com isso, há a possibilidade de despertar no aluno a curiosidade e o interesse pela ciência”, disse.

Jogos matemáticos estiveram entre as atividades realizadas na escola Esperança do Povo.
Foto: Inovação/SEE

Segundo ele, entre os objetivos das atividades levadas pela SEE até a feira de ciências está o de promover o aprendizado, o pensamento crítico e também a criatividade. “Todo esse material que foi levado até a feira de ciências permite que os alunos compreendam como a tecnologia pode ser utilizada para resolver problemas reais do cotidiano”, afirmou.

“Os alunos puderam ver de perto robôs em funcionamento, sistemas automatizados, objetos programáveis que ampliam a visão de futuro, além de ver  a exposição divertidamente, do NMCA e uma imersão com os óculos de realidade virtual levada pelo NIC”, ressaltou ao falar sobre as atividades desenvolvidas.

Fonte: Governo AC