A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), ofertou nesta sexta-feira, 1º, uma oficina de Canva para os professores da escola estadual Elozira dos Santos Tomé, localizada no bairro Alto Alegre, em Rio Branco.
Em torno de 30 professores participaram da oficina e a meta é que os profissionais possam utilizar a ferramenta Canva Pro para criar materiais educativos e didáticos, como infográficos, cartazes, slides, vídeos e as mais variadas apresentações de caráter pedagógico.
“O objetivo da oficina é reforçar um conceito ou tema trabalhado em sala de aula utilizando elementos visuais para facilitar a compreensão e o engajamento dos alunos”, explica a chefe do NTE, professora Yasmin Damasceno.
A oficina tem uma duração de três horas e é ofertada para as escolas que entram em contato com o próprio NTE e fazem a solicitação. “E o acesso é ilimitado e gratuito para que o professor possa trabalhar com designs gráficos na educação, seja em forma de texto, seja por meio de figuras para tornar as aulas mais interativas”, explica.
Além disso, o Canva também irá auxiliar nas aulas para os alunos da sala de Atendimento Educacional Especializado. “Esse recurso vai possibilitar atender também os alunos atípicos que temos hoje em nossa rede e nas várias modalidades e em todas as áreas de conhecimento”, disse.
A professora Camila Amarães é mediadora no turno da manhã e afirma estar gostando muito da oficina. “Como eu também trabalho com marketing, eu já utilizo o Canva há um bom tempo. É um aplicativo que dá para utilizar nas atividades adaptadas, então é uma oficina que vem agregar muito”, faz questão de dizer.
Já para o professor Roberto Lima, de matemática, o Canva é um recurso adicional para trabalhar em sala de aula. “Eu já conhecia esse recurso, mas não utilizava em sala de aula porque não sabia manusear, mas essa oficina é muito construtiva porque agrega essa ferramenta de uma forma mais dinâmica e eficiente e diminui o nosso trabalho”, destaca o professor.