A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Rio Branco, realizou na tarde desta terça-feira, 19, para alunos do ensino fundamental, anos finais, da escola Marilda Gouveia, uma palestra sobre segurança digital e ética na internet.
A palestra interativa abordou questões como os perigos, os direitos, os deveres e também os comportamentos responsáveis que se deve ter no uso da internet. A atividade foi realizada de forma gamificada, metodologia de ensino que emprega elementos típicos de jogos, para motivar os estudantes e melhorar o desempenho escolar para engajar os participantes e facilitar a assimilação dos conceitos.
Para a coordenadora do NTE, Yasmin Damasceno, um dos objetivos da palestra é promover cidadania digital junto a professores e estudantes. “O conhecimento que a gente leva é voltado para a segurança digital, para combater os crimes cibernéticos e diminuir os índices de violência e outras coisas ruins que vêm acontecendo devido ao uso excessivo de internet, de telas”, explicou.
“E como um dos eixos da BNCC [ Base Nacional Comum Curricular] é o ensino digital, ou cidadania digital, a palestra se enquadra nessa ação e estamos tratando de assuntos que fazem parte do dia a dia dos alunos. Trazemos esse alerta para incentivar o uso consciente e o uso cidadão dos recursos digitais”, afirmou.
Ela explica que em muitos casos as escolas procuram o NTE devido a incidência de crimes cibernéticos, como o cyberbullying. “Sempre tem um aluno que levanta a mão para fazer relato de alguma situação”, destacou.
A gestora da escola Marilda Gouveia, professora Alcilene Rodrigues, considerou a palestra muito importante na medida em que faz um trabalho de prevenção em relação ao uso das redes sociais. “A palestra acaba ajudando a prevenir crimes cibernéticos”, enfatiza.
Outra professora que gostou da palestra sobre segurança digital foi Jamaira Silva Martins, de português. “Importante para que os alunos reflitam como usar as redes sociais, sobre os crimes que podem sofrer e saber que tem penalidades, porque quando eles conhecem é mais fácil se proteger”, destacou.
Quem gostou muito da palestra foi o estudante André Oliveira França, do 6º ano. “Foi uma palestra muito interessante, falou sobre muitas coisas que a gente não sabia e como usar a internet, pois tem que saber usar com segurança e responsabilidade, porque é tudo rastreado”, disse.
Arthur Santos Cavalcante, também do 6º ano, também aprovou a palestra. “Gostei muito da palestra porque elas falaram sobre muitas coisas, como os jogos que a gente interage, sobre os cuidados que devemos ter para não ir para o caminho errado”, ressaltou.
Fonte: Governo AC