A Secretaria Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Divisão de Inovações Educacionais, está realizando a quarta edição do Steam Tech Camp Acre. Esta semana, o evento esteve presente na Mostra Viver Ciência Itinerante, que foi realizada em Brasileia.
De acordo com o chefe da divisão, Eliomar Amorim, o Steam Tech tem entre os objetivos disseminar nas escolas conceitos de robótica educacional, sobretudo com temas ligados à ciência e tecnologia e também à matemática. “Os alunos têm a oportunidade de conhecer automação e robótica”, diz.
A ação atende alunos, sobretudo, da rede púbica de ensino. “Temos também outras atividades que são desenvolvidas pelo Núcleo de Matemática, mais voltadas para os jogos matemáticos, para a parte prática e saindo um pouco da teoria, acreditando que é possível aprender matemática e as ciências com jogos”, explica.
Outro núcleo importante para o Steam Tech é o de Incentivo ao Conhecimento, o NIC. “Nele, trabalhamos na perspectiva da ‘educação maker’, que é fazer o aluno ‘botar a mão na massa’ e fazer seus próprios projetos. Temos alguns projetos e algumas oficinas e já levamos para as escolas essa perspectiva”, destaca.
Outra ação importante do Steam Tech Camp se refere aos óculos de realidade virtual. “Mostramos aos alunos e aos professores que fazer uma imersão dentro daqueles conteúdos com os óculos de realidade virtual leva o aluno a uma aprendizagem mais significativa”, relata.
“Então, a ideia é levar para as escolas essas novidades, com o objetivo de inspirar professores a implementar essas metodologias ativas para que os alunos tenham maior facilidade no aprendizado”, afirma.
O professor Eliomar Amorim acredita que as etapas que foram desenvolvidas nas escolas estão sendo finalizadas e a grande culminância das apresentações deverá ser realizada em novembro, durante a edição da Mostra Viver Ciência, em Rio Branco.
Representando o Acre
A quarta edição do Steam Tech Camp Acre irá levar representantes para mais um evento do Steam Tech Brasil, em setembro, em São Paulo (SP). “Estão um indo um professor, representando o Núcleo de Robótica, e uma professora da rede pública”, informa.
Eliomar Amorim relata ainda que os alunos escrevem os projetos e apresentam em outras feiras, inclusive nacionais: “Portanto, estamos socializando na parte de matemática, de tecnologia, de ciências e de engenharia, e a ideia é que os nossos alunos aprendam de forma prática”.
O Steam Tech Brasil tem o apoio da Embaixada dos Estados Unidos, patrocinadora de muitos eventos steam, ajudando nos projetos. “Então a ideia é disseminar nas escolas o steam, com novas metodologias ativas que possam ser aplicadas em sala de aula”, frisa Amorim.
Fonte: Governo AC