Educação do Acre realiza palestra sobre segurança digital na Escola Marina Vicente

Acre

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), foi até a Escola Marina Vicente, localizada na região da Baixada da Sobral, na manhã desta quarta-feira, 17, para realizar a palestra “Segurança digital e ética na internet” para alunos do Ensino Fundamental, anos finais.

Tratou-se de uma conferência interativa onde foram abordados com os alunos os perigos, os direitos, os deveres e os comportamentos responsáveis no uso da internet. As atividades foram conduzidas de forma gamificada para a atrair e engajar os estudantes, além de facilitar a assimilação dos conceitos.

Palestra foi realizada para alunos do Ensino Fundamental, anos finais. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A professora Yasmin Damasceno, que é a chefe do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) de Rio Branco, destacou que um dos objetivos das palestras que são realizadas nas escolas é realizar uma ação preventiva. “Existem muitos perigos na internet, muitos riscos às nossas crianças pela exposição excessiva”, disse ela.

“São muitas horas que elas dedicam à internet, e sabemos que lá não tem só coisa boa. Então, essa ação previne crimes, principalmente o cyberbullying, que tem se apresentado em várias escolas, infelizmente, de forma que o NTE vem trazer essa educação digital”, explicou a professora.

NTE falou sobre segurança na internet. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Essa palestra, segundo ela, é muito positiva, porque além de ser gamificada, é realizada não apenas de maneira teórica, mas também de forma atrativa aos estudantes. “E exatamente por utilizarmos essa forma lúdica, os alunos costumam receber positivamente as palestras”, disse.

Quem aprovou o evento realizado pelo NTE foi a estudante Hadassa Souza, do 6° ano do Ensino Fundamental, anos finais. “Foi uma palestra muito boa. Fez a gente refletir sobre muitas coisas, como não mandar fotos para ninguém, que tem que respeitar os colegas e não fazer bullying”, destacou.

Hadassa Souza: ‘Fez a gente refletir sobre várias coisas’. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Na verdade, tudo isso nos maltrata e machucam se a gente revidar, por isso pretendo levar tudo o que eu aprendi também para a minha casa, para a minha família, porque eu acho importante ajudar as pessoas”, finalizou.

Fonte: Governo AC