Educação realiza formação para alfabetizadores populares do programa Alfabetiza Acre/EJA

Acre

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio do Departamento de Educação de Jovens e Adultos (EJA), finalizou nesta terça-feira, 6, uma formação para 160 alfabetizadores populares dentro do programa Alfabetiza Acre/EJA, sendo 22 apenas em Rio Branco. A formação iniciou no último dia 29 de abril.

Em Rio Branco, a formação para os alfabetizadores aconteceu no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), no centro da cidade. Depois da formação, eles retornarão para as suas comunidades, sejam urbanas, rurais ou de difícil acesso, onde as aulas iniciarão na próxima segunda-feira, 12.

Em Rio Branco, 22 alfabetizadores populares participaram da formação. Foto: Mardilson Gomes/SEE

De acordo com a coordenadora do programa Alfabetiza Acre/EJA, professora Elcinete Amorim, os alfabetizadores populares são pessoas da própria comunidade que irão ensinar outras pessoas a ler e a escrever. “Nessa formação, nosso objetivo maior é auxiliar os alfabetizadores para que eles possam planejar suas aulas”, destacou.

Segundo ela, o programa em si é de suma importância na medida em que, de acordo com o último censo escolar, em torno de 12% das pessoas entre 15 e 60 anos, no estado, não sabem ler e nem escrever. “Então, temos ainda um grande público que ainda não é alfabetizado”, disse.

Professora Elcinete Amorim: ‘Temos ainda um grande público que ainda não é alfabetizado’. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Entre os alfabetizadores está Dara Santos, que formou uma turma de alunos no bairro Belo Jardim I, no segundo distrito da cidade. “É a minha primeira experiência como alfabetizadora e tem sido bastante gratificante poder ajudar a nossa comunidade, principalmente os mais idosos, porque eles precisam muito”, frisou.

Quem também participou da formação foi Leia Silva, que trabalha com alfabetização de adultos no bairro Cidade do Povo há pelo menos dez anos. Para ela, tem sido uma experiência importante participar de mais uma formação.

Leia Silva trabalha com alfabetização de jovens e adultos no bairro Cidade do Povo. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Eu sempre trabalhei com esses programas de educação de jovens e adultos, e a nossa comunidade precisa muito desse apoio. E esse programa Alfabetiza Acre/EJA tem feito a diferença na vida das pessoas, pois elas conseguem aprender e superar seus problemas”, afirma.

Fonte: Governo AC