Em Barcelona, Margareth Menezes participa da abertura da Mondiacult e de reuniões bilaterais

Cultura

Em viagem oficial à Espanha, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou nesta segunda-feira (29), em Barcelona, da abertura oficial da Mondiacult 2025 – Conferência Mundial sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável. O principal fórum global de políticas culturais reúne ministros da cultura dos 194 Estados-membros da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O evento conta ainda com a presença de representantes da sociedade civil, especialistas, artistas, jovens e outros profissionais do setor cultural. Eles irão definir prioridades globais e negociar a Declaração da Mondiacult 2025, documento que orientará a agenda cultural no pós-2030.

“Estamos na maior conferência sobre Políticas Culturais e Desenvolvimento Sustentável do mundo. Aqui, líderes de todas as partes do mundo se unem a estudiosos , pesquisadores e, também, à sociedade civil para debater a construção de um futuro mais justo e inclusivo”, avaliou a ministra

Durante a solenidade, o ministro da Cultura da Espanha, Ernest Urtasun, destacou o papel da cultura para o debate de temas atuais e relevantes. “Estamos aqui porque acreditamos que a cultura deve ser uma força transformadora que promova a sustentabilidade, a coesão e a paz. Um compromisso para o futuro e para as próximas gerações”, declarou.

Na programação da Mondiacult, que vai até o dia 1º de outubro, serão debatidos temas como direitos culturais, cultura e educação, economia da cultura, transformação digital, patrimônio em crises e cultura e ação climática. Na edição 2025 foram incorporadas novas áreas de foco: inteligência artificial e cultura e cultura para a paz.

29.09.2025 - Bilaterais e Encontro com Autoridades - Mondiacult Barcelona, Espanha

Bilaterais

Ao longo do dia Margareth Menezes participou de uma série de reuniões bilaterais. Foram realizados encontros com representantes de três países.

Canadá

Entre os temas abordados na agenda com o ministro da Identidade, Cultura e Línguas Oficiais do Canadá, Steven Guilbealt, estiveram ações de cooperação nas áreas de circo, audiovisual e diversidade linguística.

África do Sul

O tema principal do encontro com o ministro da Cultura, Esportes e Artes da África do Sul, Gayton Mackenzie, foi a presidência da África do Sul do G20 neste ano.

Por último, Margareth Menezes confirmou o interesse do Ministério da Cultura (MinC) de assinar o memorando de entendimento na área cultural por ocasião de sua visita à África do Sul na reunião dos ministros da Cultura do G20, no final de outubro.

Uruguai

Na reunião com Margareth Menezes, a ministra interina da Educação e Cultura do Uruguai, Gabriela Verde, manifestou interesse em saber mais sobre as políticas públicas culturais brasileiras em diferentes áreas, como na área de afrodescendentes e as questões da deficiência, da acessibilidade e de gênero.

Em sua intervenção, a ministra citou as ações do Ministério da Cultura (MinC) para a nacionalização do fomento, que têm um percentual dos recursos para afrodescendentes.

Gabriela também demonstrou interesse no processo de territorialização de políticas culturais, na metodologia da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, na construção Sistema Nacional de Cultura (SNC), no IberCultura Viva, do qual o Uruguai faz parte, e de cooperação na área de educação patrimonial.

O encontro contou com a presença da embaixadora e delegada permanente do Brasil junto à Unesco, Paula Alves de Souza.

Federação

Margareth Menezes também conversou com a diretora da Federação Internacional de Conselhos de Artes e Agências Culturais (Ifacca), Magdalena Moreno Mujica. A rede global de conselhos de artes, ministérios da cultura e agências governamentais promove as artes e a cultura, com instituições membros que representam mais de 70 países.

No encontro, que teve ainda a participação da presidente do órgão e diretora-geral do Conselho de Artes da Suécia, Kajsa Ravin, foi explicado o funcionamento da federação, uma rede de entidades governamentais e não governamentais, com atuação técnica e focada em fazer conexões extra-regionais com países da África, Europa e Ásia-Pacífico. Envolve países de diferentes continentes e tem um escopo técnico que fornece ferramentas e metodologias de análise de dados na área cultural e intercâmbio de conhecimentos.

Presenças

Além da ministra, participaram das reuniões o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass; a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg; e o chefe e o coordenador da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério da Cultura (MinC), Bruno Melo e Vinicius Gurtler.

29.09.2025 - Foto oficial da delegação ministerial - Mondiacult 2025 - Barcelona, Espanha

Fonte: Ministério da Cultura