O Ministério das Comunicações participou, na última sexta-feira (19), em Campina Grande (PB), do evento Conecta Nordeste Saúde, que debate e reúne as principais iniciativas voltadas para a área. O secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, representou a Pasta e destacou os avanços em conectividade, inclusão digital e transformação tecnológica para o fortalecimento do SUS e a redução das desigualdades regionais.
Tercius apresentou os avanços na transformação da área da saúde, como o monitoramento remoto de pacientes, a gestão de estoque e logística e o acesso rápido a informações. A gestão digital foi apontada como uma importante aliada na eficiência operacional, na redução de erros e na melhoria da análise de dados.
“A conectividade está transformando a área da saúde. Ao conectar dispositivos, sistemas e pessoas, melhora-se a tomada de decisões e a excelência do atendimento. Eficiência, qualidade e proximidade no atendimento são questões fundamentais para nós”, disse Hermano Tercius.
O secretário também destacou as 907 Unidades Básicas de Saúde (UBS) conectadas em 390 municípios no Brasil e a importância dos investimentos Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (Funttel).
“Os investimentos do Funttel vão possibilitar, em um futuro breve, avanços significativos no âmbito da inclusão e da qualidade da telemedicina, aplicando ferramentas como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e 5G na área da saúde. Já as aplicações do Fust têm como objetivo levar conectividade em banda larga às UBS de todo o Brasil, garantindo internet estável e de qualidade”, afirmou.
A participação do Ministério das Comunicações no Conecta Nordeste Saúde reforça o compromisso da Pasta com políticas de conectividade, investimento em pesquisa tecnológica e na redução das desigualdades digitais regionais.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações