Com o objetivo de impulsionar a integração entre municípios, estados, Governo Federal e sociedade para o fortalecimento das políticas de proteção social, o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) realiza nesta quinta-feira (28.09) e sexta-feira (29.09), o 25º Encontro Regional do Centro-Oeste, em Bonito (MS). O titular do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, participou da cerimônia de abertura.
“Aqui, no Mato Grosso do Sul, temos a oportunidade de trabalhar essa integração para o fortalecimento das políticas de proteção social básica, de proteção especial, para o fortalecimento do SUAS. Queremos a garantia de que, com essa participação, possamos atender realmente quem precisa”, explicou Wellington Dias. “Não é só tirar da fome, mas superar a pobreza, garantir uma condição de qualidade de vida e de dignidade”, completou.
A presidente do Congemas, Penélope Andrade, saudou o apoio da pasta. “O MDS está aqui por meio dos diretores e das equipes, que chegam para poder discutir com quem faz essa proteção social acontecer de verdade na vida das pessoas no dia a dia. Então, isso, para a gente, é um momento extremamente importante e o nosso sentimento é realmente de gratidão”, afirmou.
Já o governador do estado, Eduardo Riedel, enfatizou o trabalho integrado. “É importante ratificar o nosso compromisso nessa gestão tripartite: união, estado e municípios com um só objetivo, fortalecer as ruas, mas, acima de tudo, caminhar para um Brasil com cada vez mais erradicação da extrema pobreza, da pobreza”, afirmou. “Eu não tenho dúvida que esse encontro vai ajudar sempre no diálogo e buscar esses caminhos”, concluiu.
Sobre o evento
O encontro tem como objetivo fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na região Centro-Oeste, promovendo espaços de debate, escuta, articulação e construção coletiva.O tema é “Consolidando o SUAS pelo Brasil: Panoramas Regionais, Novos Rumos e Desafios Decenais”.
A programação inclui mesas temáticas, troca de saberes e experiências, com a participação de gestoras(es), trabalhadoras(es), conselheiras(os), prefeitas(os), vereadoras(es), especialistas e acadêmicos, reunidos em torno da consolidação da política pública de Assistência Social.
Assessoria de Comunicação – MDS
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome