Em Niterói, ministra das Mulheres participa da reinauguração do Centro Especializado de Atendimento à Mulher Neuza Santos

Geral

A ministra das Mulheres, Márcia Lopes, participou nesta sexta-feira (22) da cerimônia de reinauguração do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Neuza Santos, em Niterói (RJ). Durante o evento, ela destacou a importância de garantir e fortalecer espaços de acolhimento e proteção às mulheres.

“Fiz questão de estar presente nesta cerimônia do CEAM, que terá 100% de acessibilidade e está ampliando sua oferta de serviços, inclusive com alojamentos para mulheres”, afirmou a ministra.

O equipamento passou por obras de infraestrutura, pintura e adaptações para oferecer um atendimento mais qualificado. Coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher, o espaço presta assistência a mulheres vítimas de diferentes formas de violência.

A secretária municipal da Mulher, Thaiana Ivia, explicou que o CEAM conta com espaços multiuso, brinquedoteca, sala de amamentação e serviços de assistência social, orientação jurídica e psicológica. “Nenhuma mulher precisa enfrentar sozinha a violência. Aqui, ela terá apoio integral”, garantiu.

Mulheres no centro das políticas

Márcia Lopes também ressaltou a necessidade de que as mulheres ocupem o centro das políticas públicas. “Aqui em Niterói, mais de 54% da população é formada por mulheres, mais de 280 mil cidadãs. O que queremos é que elas se sintam prioridade e tenham as condições de serem, de fato, protagonistas”, destacou a ministra.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, ressaltou a relevância da presença da ministra no evento. “Uma pessoa sempre muito engajada, militante e comprometida com as transformações necessárias do nosso mundo”, disse. Ele também destacou o protagonismo feminino na gestão municipal. “Grande parte do orçamento da Prefeitura de Niterói é liderado por mulheres”, ressaltou o prefeito.

A ministra enfatizou que a atuação do Ministério das Mulheres se baseia em parcerias com os governos estaduais e municipais. O que buscamos no Ministério das Mulheres é a parceria com os governos. Isso é inovador: ter uma secretaria voltada à articulação transversal é fundamental”, destacou.

Homenagem à Neuza Santos

Durante a cerimônia, a ministra Márcia Lopes fez referência à trajetória de Neuza Santos, homenageada que dá nome ao espaço, destacando a presença de sua filha, Isis. “É muito importante que o nome da sua mãe, uma mulher negra e comprometida, esteja eternizado neste serviço público. Contamos com vocês, jovens, para dar continuidade a essa luta. Tenho certeza de que sua família honrará a memória dela, e que cada mulher atendida aqui se sentirá mais fortalecida”, destacou.

Neuza Santos foi uma intelectual, escritora e ativista negra e feminista, reconhecida por sua produção crítica e por sua militância em defesa dos direitos das mulheres e da população negra no Brasil. Sua trajetória marcou a luta por igualdade racial e de gênero, inspirando novas gerações a enfrentar o racismo, o machismo e outras formas de opressão.

Outras agendas

Ainda nesta sexta-feira (22), a ministra das Mulheres participa da Cerimônia de Abertura da 5ª Conferência Estadual de Políticas para Mulheres do Rio de Janeiro (5ª CEPMRJ), marcada para às 18h.

Mais cedo, às 16h, Márcia Lopes fez uma palestra na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), no Rio de Janeiro, com transmissão on-line para colaboradores em Brasília. A atividade integra a programação do “Agosto Lilás”, mês de conscientização e combate à violência contra a mulher, e contou com a participação de 327 colaboradores. A proposta foi destacar a responsabilidade coletiva no enfrentamento à violência contra a mulher, ressaltando valores como respeito, equidade e proteção à vida, fundamentais para a construção de ambientes mais seguros e acolhedores.

Fonte: Ministério das Mulheres