Em parceria com a sociedade civil, governo organiza encontro sobre inclusão, superação e reabilitação de PcDs no Acre

Acre

Com a palestra Reabilitando Vidas e Sonhos o médico ortopedista e traumatologista Flávio Benez vai estar em Rio Branco, capital do Acre, no próximo dia 25 para participar do Encontro “Pespectivas da reabilitação no Brasil, uma visão médico-paciente”, que será realizado pelo governo do Acre em parceria com instituições públicas e entidades da sociedade civil, no auditório do Centro Universitário Uninorte.

Além da palestra de Flávio Benez, a programação do encontro inclui a apresentação de histórias de vida de pessoas do Acre com deficiência (PcDs) com a participação da presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiências do Acre (Conede), Ana Cunha, e do representante do Centro de Apoio às Pessoas com Deficiência Física do Acre (Capedac), José Aurismar da Silva, o Mazinho.

Diretor do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto da Ufac, Carlos Viga; presidente da Fundhacre, Sóron Steiner; vice-reitor da Ufac, Josimar Batista; secretário de Governo, Luiz Calixto. Foto: Ascom/Segov

Na semana que antecede o evento, a Secretaria de Estado de Governo (Segov) e a Fundação Hospitalar do Acre Governador Flaviano Melo (Fundhacre), pastas responsáveis pela articulação e organização do encontro, intensificaram as ações de mobilização por meio de reuniões com instituições como a Universidade Federal do Acre (Ufac) e o Centro de Reabilitação e Ensino Especial Dom Bosco com o objetivo de sensibilizar e motivar a participação de profissionais da área, médicos, fisioterapeutas, acadêmicos dos cursos de saúde, além de pessoas com deficiências, amigos, familiares e a sociedade em geral.

Na Ufac, o secretário de Governo, Luiz Calixto, e a presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, reuniram-se com o vice-reitor, professor doutor Josimar Batista, para tratar do assunto e reafirmar a parceria institucional em torno da temática.

“A universidade soma com essa ação do Estado, parabenizando o governador Gladson Camelí e todas as secretarias envolvidas, por trazerem essa temática para dentro da academia para discutirmos a questão das PcDs, principalmente as motivações profissionais. É muito importante fazermos parte porque acredito no papel transformador na vida dos nossos estudantes”, disse o vice-reitor.

Diretora do Centro Dom Bosco, Valéria Daniel, destaca a importância da iniciativa do governo em tratar a temática junto à sociedade. Foto: Ascom/Segov

A presidente da Fundhacre, Sóron Steiner, reforçou que o foco não será somente a discussão das perspectivas da reabilitação no Brasil. “Vamos tratar também sobre como as pessoas com deficiência podem encarar as dificuldades do dia a dia sem perder o seu alvo de se desenvolver profissionalmente, financeiramente, pessoalmente e trazer para esses profissionais da área, da comunidade em geral, uma visão diferenciada. De como essa população se articula dentro da nossa sociedade”, pontuou.

Durante a reunião no Centro Dom Bosco com a diretora Valéria Daniel, o secretário Luiz Calixto reforçou a importância da participação social e o papel da Secretaria de Governo como órgão articulador das políticas públicas de Estado, entre as quais, as voltadas para a população PcD.

“Essa palestra tem como finalidade dar visibilidade a esta causa, que é transversal. No Acre, nós temos um público estimado de 64 mil pessoas, portanto é um número significativo que precisa ser olhado de forma muito positiva pela população. Passa também por uma sensibilidade do governo de se articular cada vez mais com a sociedade civil para discutir esses temas com vista a políticas públicas mais eficientes. A partir dessas palestras, desses encontros, é possível ao governo traçar as políticas públicas necessárias para enfrentar, de forma muito competente, essa questão.”, ressaltou.

Sobre o médico-paciente Flávio Benez e a palestra Reabilitando Vidas e Sonhos

Médico ortopedista e traumatologista especializado em fisiatria e professor, Flávio Benez é diretor técnico de um dos mais importantes centros de referência em reabilitação no Brasil e reconhecido mundialmente, o Serviço de Reabilitação Lucy Montoro, de Fernandópolis (SP).

Médico ortopedista e traumatologista, Flávio Benez, ministra a palestra Reabilitando Vidas e Sonhos para motivar à superação. Foto: cedida

Tanto por sua excelência profissional, quanto por sua trajetória de superação, ao se tornar também paciente do serviço de reabilitação, Flávio Benez é uma das mais importantes autoridades no assunto.

Em janeiro de 2014, um acidente doméstico o deixou tetraplégico e, após o acidente, de profissional dedicado ao incentivo da melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiências físicas, Flávio Benez também passou a ser um dos pacientes do serviço de reabilitação quando já era médico. Um profissional que, mesmo diante de um desafio profundo, não deixou de cumprir sua missão de cuidar, acolher e transformar vidas.

Na palestra, o médico-paciente Flávio Benez compartilha sua história de vida com o objetivo de mostrar, não apenas para as pessoas com deficiência (PcDs), mas para toda a sociedade, que todas as pessoas podem ser e fazer o que quiserem, que, independentemente de suas condições atuais, lhes é possível desenvolver diversas funções, contribuindo, assim, também para o debate contra o capacitismo (discriminação e preconceito contra pessoas com deficiência, baseado na crença de que elas são inferiores ou incapazes).

Com carga horária de 4 horas e entrega de certificados de participação, o evento tem início previsto para as 17 horas e as inscrições estão disponíveis para todo o público interessado por meio do link:  https://www.even3.com.br/encontro-602163/

Leia também:

Governo e sociedade civil preparam evento sobre reabilitação para pessoas com deficiência no Acre

Fonte: Governo AC