A 5ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Mulheres de Roraima foi realizada nesta quarta (20) e quinta-feira (21), com o tema “Por uma Roraima com Igualdade de Gênero: Respeito à Diversidade, Justiça e Direito à Vida para todas as Mulheres e Meninas”. O evento foi promovido pelo Governo de Roraima, por meio da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres (CEDDIM).
A secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Estela Bezerra, representou o Ministério das Mulheres e destacou os desafios para a promoção da igualdade de gênero. “Temos um grande desafio que é a preservação da nossa integridade e da nossa vida. A violência acontece, muitas vezes, dentro de casa. E o agressor não é um estranho, mas alguém próximo, o que torna essa realidade ainda mais contraditória. Não admitimos mais que mulheres sejam mortas simplesmente por serem mulheres ou por não aceitarem manter relações que já não são satisfatórias nem para elas, nem para os homens”, afirmou.
Estela Bezerra também reforçou a importância da presença das mulheres nos espaços de decisão política: “Faz muita falta a presença da mulher na política. Sabe por quê? Porque quando entramos numa luta, não pensamos apenas em benefícios individuais. A mulher costuma pensar no coletivo, no entorno.”
A secretária de Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima, Tânia Soares, ressaltou a valorização e a inserção produtiva das mulheres. “Precisamos valorizar cada vez mais as mulheres, garantindo sua participação no mercado de trabalho e fortalecendo o combate à violência contra mulheres e meninas”, destacou.
A etapa estadual ocorreu no Auditório do Conselho Regional de Medicina e contou com painéis sobre autonomia econômica, igualdade e participação política das mulheres, além de debates em torno de seis eixos temáticos:
- Democracia, participação e governança das mulheres nos espaços de poder e decisão;
- Trabalho, emprego, renda e autonomia econômica das mulheres;
- Enfrentamento à violência contra as mulheres e fortalecimento das redes de proteção;
- Direito à terra, moradia digna e sustentabilidade da vida;
- Educação não sexista e cultura para a igualdade;
- Saúde integral das mulheres, direitos sexuais e reprodutivos.
A programação incluiu ainda o Espaço Mulheres Empreendedoras, que promoveu exposição e comercialização de produtos e serviços desenvolvidos por mulheres do estado.
5ª CNPM
Com o tema “Mais Democracia, Mais Igualdade, Mais Conquistas para Todas”, a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres será realizada de 29 de setembro a 1º de outubro de 2025, em Brasília. O encontro é promovido pelo Ministério das Mulheres e pelo Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM), com ampla participação da sociedade civil representada por entidades, organizações e movimentos sociais.
Para mais informações, acesse a plataforma Brasil Participativo. Também é possível acompanhar as novidades no Instagram da 5ª CNPM.
Fonte: Ministério das Mulheres