O secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), Olavo Noleto, representou a Presidência da República no anúncio de mais de R$ 180 milhões para ações de inovação em agricultura familiar. A solenidade aconteceu em Salvador, na última terça-feira (29) e contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, a primeira-dama do estado da Bahia, Tatiana Velloso, e o presidente da Financiadora de Estudos e Pesquisas – FINEP, Celso Pansera.
Vamos levar as propostas que estão sendo elaboradas aqui ao presidente Lula de modo a criar mecanismos que aqueles produtores que mais precisam tenham acesso a esses recursos” Olavo Noleto
“O valor é relevante, mas estamos falando de um setor historicamente negligenciado. O investimento precisa ser contínuo, monitorado e melhor direcionado para surtir o efeito necessário na base da produção. Estamos trabalhando para ampliar o alcance da assistência técnica e democratizar o acesso à inovação. Não se pode falar de tecnologia sem garantir o básico. O esforço é para que a inovação chegue a todos os territórios, especialmente os mais vulneráveis”, ressaltou Olavo Noleto.
Além do anúncio de investimentos provenientes de editais da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP, durante o Seminário Construção de Critérios Orientadores para o Financiamento da Inovação Tecnológica na Agricultura Familiar, que aconteceu nos dias 29 e 30 de abril, representantes da sociedade civil e dos governos federal e estadual debateram caminhos relacionados à pauta e elaborarão um documento com critérios orientadores para uma política nacional de financiamento da agricultura familiar.
- Olavo Noleto e Celso Pansera durante seminário de inovação na agricultura familiar em Salvador. Foto: Acson Santos
“Queremos com esse evento avançar em políticas de inovação para a agricultura familiar e para a agroecologia. Por isso, a Finep, junto com o MDA, o Conselhão de Lula e a Secretaria das Relações Institucionais, está realizando esse debate. Reunimos mais de 60 organizações que atuam junto com a família, ICTs, empresas e organizações do governo para a elaboração de um conjunto de critérios para orientar uma política nacional de inovação na agricultura familiar. Após isso, vamos encaminhar esse documento para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, e ao MDA, para que se torne de fato um orientador dessa política para os próximos anos”, destacou Celso Pansera.
O secretário-executivo do CDESS apontou ainda o papel do colegiado como indutor do debate relacionado à agricultura familiar. “O Conselhão ajuda a arredondar a bola para que políticas públicas pautadas pelo consenso sejam efetivamente implementadas para ajudar às pessoas. É o caso dessa ação que estamos participando. A ideia é ouvir a sociedade civil, os agricultores, os movimentos sociais, para que possamos efetivamente criar mecanismos de financiamento que implementem a inovação na agricultura familiar do país. Vamos levar as propostas que estão sendo elaboradas aqui ao presidente Lula de modo a criar mecanismos que aqueles produtores que mais precisam tenham acesso a esses recursos”, finalizou.