No estado de Goiás, o empadão goiano é mais que um prato típico: representa um símbolo da tradição e da memória afetiva de muitas famílias. Robusto e recheado de sabores, ele se diferencia das empadas comuns pelo tamanho e os generosos ingredientes – frango desfiado, linguiça, queijo, azeitona e, em algumas receitas, até guariroba, palmito típico do Cerrado.
A iguaria foi apresentada pelo chef Márcio Zago no espaço Culinária Show do Senac, uma das atrações do Salão do Turismo realizado pelo Ministério do Turismo em São Paulo (SP). Entre uma receita e outra, Zago contou à Agência de Notícias do Turismo suas lembranças pessoais, explicou por que o empadão goiano é tão especial e reforçou a importância de se manter viva a cultura gastronômica do seu estado. Confira:
De onde surgiu o empadão goiano?
Conheço o empadão desde pequeno, por conta da minha tia Sebastiana, que sempre fazia e me ensinou a preparar do jeito mais tradicional. É uma receita que carrego no coração e que me conecta à minha família. Meu pai era padeiro, minha mãe, salgadeira. Então, a cozinha sempre foi um lugar de afeto e união.
Além do sabor, o que esse prato representa?
Mais do que uma receita, o empadão goiano expressa o valor da hospitalidade e da preservação cultural. É um prato que simboliza a força da tradição e mostra como a gastronomia pode manter vivas memórias e costumes, ao mesmo tempo que acolhe e aproxima as pessoas.
O que significa trazer o empadão goiano para um evento como o Salão do Turismo?
Trazer uma receita de família para um espaço como esse é uma forma de mostrar não apenas o empadão, mas toda a riqueza do meu estado. O turista que prova nossa culinária também se encanta com o pequi, com a pamonha, a galinha caipira e, claro, com as belezas naturais e culturais de Goiás. Gastronomia e turismo caminham juntos.
Clique AQUI e confira a receita completa do empadão goiano!
O EVENTO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios.
Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país, alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.
PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil é organizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC, SENAC e do Sebrae Nacional, além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Por Aline Andrade
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo