Enamed 2025 será aplicado no dia 19/10 em todo o país

Educação

A menos de um mês para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025, os estudantes concluintes de medicina de todo o país se preparam para as provas, que serão realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Mais de 96 mil participantes tiveram a inscrição confirmada para a edição deste ano, que será no dia 19 de outubro. 

A prova será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal (DF), com abertura dos portões às 12h, fechamento às 13h e início às 13h30, seguindo o horário de Brasília. O término está previsto para as 18h30, com cinco horas de duração. 

O resultado individual do participante no Enamed poderá ser utilizado como etapa de seleção para ingresso em programas de residência médica de acesso direto, por meio do Exame Nacional de Residência (Enare). Além disso, os resultados servirão para orientar políticas públicas voltadas à formação médica. 

A estrutura do exame inclui uma prova teórica composta por 100 questões de múltipla escolha, baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do curso de medicina. Ela avaliará o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades de adaptação às evoluções do conhecimento e competências para compreender temas da realidade brasileira e mundial, além de assuntos interdisciplinares. 

Regularidade no Enade –O Enamed será realizado em consonância com os critérios estabelecidos para o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) específico para o curso de medicina, no âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Os concluintes inscritos no Enade 2025 devem cumprir todas as regras previstas no edital e na Portaria Normativa Inep nº 359, de 29 de maio de 2025. 

Para o dia da prova –Os participantes deverão apresentar documento de identificação oficial, original e com foto, emitido por órgãos brasileiros. Serão aceitos: 

  • Cédula de identidade expedida por secretarias de segurança pública, Forças Armadas, polícia militar ou Polícia Federal; 
  • Identificação fornecida por conselhos ou ordens de classe; 
  • Passaporte; 
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH); 
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997; 
  • Carteira de Identificação Nacional (CIN); 
  • Documento digital com foto (e-Título, CNH, RG e CIN) apresentado em aplicativo oficial ou no Gov.br. 

Já os participantes estrangeiros deverão apresentar documento oficial, original e com foto, como passaporte; identidade expedida pelo Ministério da Justiça, inclusive para refugiados; Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM); Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM); cédula de identidade civil ou documento equivalente emitido por países do Mercosul e associados; ou, ainda, versões digitais do CRNM e DPRNM disponíveis no aplicativo Carteira Digital do Migrante. 

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do Inep 

Fonte: Ministério da Educação