Depois de chegar às comunidades ribeirinhas da bacia hidrográfica do Juruá, Epitaciolândia, município localizado na fronteira com a Bolívia e vizinho de Brasileia, recebeu nesta sexta-feira, 9, mais uma edição do Juntos pelo Acre.

O evento, em parceria com a prefeitura, municipal, foi realizado na Escola Cívico-Militar Joana Ribeiro Amed, teve início às 9h e segue até às 17h.

A população contou com distribuição gratuita de roupas, por meio do Vestuário Social, emissão de documentos, Registro Civil, Tenda dos Direitos, consultas médicas com ginecologistas, oftalmologista, dentistas, vacinação, oficinas de capacitação com cozinha culinária, pediatras, apoio jurídico, atendimento com o OCA Itinerante e orientações sobre programas sociais.
A iniciativa da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) em parceria com diversas secretarias e órgãos do Estado, municípios e a comunidade, já ultrapassa mais de 50 mil atendimentos em todo o estado somente no ano de 2025, com serviços gratuitos em áreas como saúde, educação, assistência social, cidadania e orientação jurídica.
Para a vice-governadora e também secretária de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Mailza Assis, o “Juntos Pelo Acre” é mais do que uma ação de governo, é uma expressão direta do cuidado com o povo acreano. “Estamos levando mais uma vez a estrutura do Estado para mais perto das pessoas, com serviços que mudam a vida da população. Cada edição mostra que é possível levar políticas públicas com sensibilidade, eficiência e presença ”, afirmou.

O prefeito de Epitaciolândia, Sérgio Lopes, destacou a importância de receber o programa e a presença ativa do governo estadual no município. “O Juntos Pelo Acre é um programa que aproxima os municípios da gestão estadual, e Epitaciolândia sente a presença do governo de Gladson Camelí nessa ação e nos demais investimentos que vêm sendo realizados”, disse, e relembrou que a prefeitura do município foi contemplada com uma caminhonete e um Centro de Referência da Mulher Brasileira, entregue hoje, ambas emendas da vice-governadora Mailza, quando senadora da República.

O deputado estadual Tadeu Hassem enfatizou que o programa tem atendido de Marechal Thaumaturgo a Assis Brasil, e em muitas comunidades várias pessoas têm dificuldades de acesso a alguns serviços. “O Juntos Pelo Acre tem assegurado atenção, respeito e garantido cidadania a elas”, enfatizou.
Vestuário Social
Mais de 20 mil peças já foram entregues para mulheres de todo o estado. Em Epitaciolândia, foram 2 mil kits, cada um contendo cinco peças novas, doadas pelo Correios e Receita Federal.
Mari Caremen veio da Venezuela e está em Epitaciolândia há nove meses. Ela foi contemplada com roupas do Vestuário Social, fez exames ginecológicos e disse que o “Juntos Pelo Acre” ajuda os que mais precisam.
“Para mim é muito gratificante receber essa doação. Essas peças de roupas serão o presente do Dia das Mães para mim e muitas outras. Agradeço demais quem tá fazendo isso”, disse Olinda Araújo da Silva, moradora do bairro José Hassem, em Epitaciolândia.
Oficina de culinária
Lúcia Messias ministrou a Oficina de Culinária Regional de Reaproveitamento de Alimentos ofertado por meio da SEASDH, em parceria com a prefeitura do município.

“Aprendemos a fazer bolo com a casca da banana, que a gente aproveitou. Também fizemos torta de frango, bolo de fubá, bolo de chocolate e servimos para as crianças. Experiência é aprendizado, até porque muitas também não sabiam fazer esse tipo de tortas, bolos, e eu gostei muito. Agradecemos ao governo do Acre, por trazer essa oportunidade. Se tiver mais cursos, estarei novamente”, disse Carliane Oliveira da Silva, uma das alunas e moradora da cidade.
Fonte: Governo AC