O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), autarquia do governo do Acre, marcou presença no 1º Encontro Nacional do Programa Mulheres Mil, em Pelotas (RS). O evento foi realizado nos dias 28, 29 e 30 de julho.
O encontro que reuniu gestores, docentes, pesquisadores, representantes institucionais e demais envolvidos na execução do Mulheres Mil em todo o país teve como objetivo fortalecer as estratégias de inclusão, qualificação e empoderamento de mulheres em situação de vulnerabilidade social.
O evento foi importante para a troca de experiências e boas práticas entre instituições ofertantes, discutir os desafios administrativos e pedagógicos e inspirar novas práticas para os ciclos futuros do programa no país. Além disso, encontros como esse podem incentivar a construção de redes de apoio para o fortalecimento de políticas públicas inclusivas.
A coordenadora do programa Mulheres Mil no Acre, Kattiucia Fernandes, participou do encontro na companhia da coordenadora adjunta, Maria das Dores Andrade, ambas profissionais do Ieptec. “Foram momentos de grande aprendizado. Tivemos palestras, mesas-redondas e também compartilhamos as muitas experiências positivas do programa no nosso estado executadas por meio do Ieptec”, comentou Kattiúcia.
A coordenadora ainda ressaltou as novas perspectivas adquiridas no evento a serem implementadas na oferta dos cursos disponibilizados para as acreanas, especialmente, para as mulheres em situação de vulnerabilidade social: “Com o conhecimento que adquirimos no encontro, nossa equipe vai inserir novas estratégias de trabalho para a melhoria da execução do programa no Acre, e também levar o Mulheres Mil para além da qualificação profissional”.
“As mulheres atendidas têm no curso um refúgio, um escape, e assim a gente tem observado que esse atendimento tem trazido mudança na vida de várias mulheres que, muitas vezes, estão enfrentando o quadro de depressão e, a partir do momento que elas acessam um dos nossos cursos do programa Mulheres Mil, elas têm a vida totalmente mudada”, finalizou Kattiúcia.
Fonte: Governo AC