Escola de Porto Acre apresenta o projeto Águas do Caquetá na Conferência do Meio Ambiente

Acre

A fase estadual da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que acontece na Escola Armando Nogueira, em Rio Branco, e reúne delegados e projetos de 40 escolas que foram selecionadas na fase municipal em dezenove municípios do Acre.

Entre os projetos desenvolvidos e apresentados na fase estadual está o “Águas do Caquetá”, realizado por alunos da escola rural União e Progresso, localizada na Vila Caquetá, no município de Porto Acre.

De acordo com o professor André Lucas da Silva, responsável pelo projeto, ele surgiu a partir da observação de um córrego que passa próximo à escola e estava muito poluído. “Era utilizado para banho, mas o córrego foi negligenciado e passou a receber grande quantidade de lixo”, explica.

Escolas de todo o estado participaram da Conferência do Meio Ambiente. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Foi a partir desse momento que os alunos, propuseram restaurar a vida que o córrego possuía. “Então, junto com a nossa diretoria, os alunos decidiram realizar a revitalização, removendo o lixo e plantando árvores para a recomposição da mata ciliar”, frisou o professor.

Na ação desenvolvida pela escola foram recolhidos mais de 300 sacos de lixo das margens do córrego. E para realizar a ação, a comunidade também foi envolvida. “Convidamos todos a participar da limpeza, enfatizando que o córrego faz parte da nossa comunidade”, explicou o professor André.

A partir do projeto, continua, foi possível aproximar pais e alunos, antes distantes da comunidade escolar. “O projeto ‘Águas do Caquetá’ foi o catalisador dessa integração entre a comunidade e a escola, pois a participação daquela é fundamental e tem colaboração valiosa”, disse.

Emilly Barbosa: “Experiência enriquecedora”. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Com isso, o projeto serviu para mostrar que é possível revitalizar áreas degradadas, restaurando o que foi perdido. “Procuramos mostrar que a revitalização é viável, não apenas em nossa comunidade, mas em todas que enfrentam a degradação de seus recursos hídricos”, ressaltou.

A estudante Emilly Barbosa fez parte da equipe que montou o projeto e disse que participar dos trabalhos foi muito positivo. “Esse projeto incentiva as pessoas a coletar o lixo, e isso foi uma experiência enriquecedora, pois aprendemos a cuidar do meio ambiente e, quando crescermos é fundamental saber limpar e descartar o lixo corretamente”, enfatizou a estudante.

“Com esse trabalho aprendemos sobre a importância de preservar nossas áreas verdes, a coletar corretamente o lixo e a incentivar outras pessoas a fazer o mesmo, a limpar os igarapés e até mesmo caixas d’água”, disse.

Fonte: Governo AC