A chegada da internet em três escolas rurais de Cavalcante (GO) mudou completamente a dinâmica das salas de aula. O que antes era uma realidade de apagador e papel, agora dá lugar à navegação, pesquisas online e videoaulas. Tudo isso graças ao programa Escolas Conectadas, uma estratégia do Governo Federal, executada pelos Ministérios das Comunicações e da Educação, que tem levado internet de qualidade a unidades de ensino em todo o país.
Na pequena Escola Municipal Morro Encantado, a mudança pode ser medida nas palavras de Beatriz da Silva, de 9 anos. “Antes da internet a nossa diversão era pular corda. Agora é o computador. Tem joguinhos de palavras, matemática… aprendi a ligar um computador aqui na escola”, conta ela, com brilho nos olhos.
Na comunidade São Domingos, Gracilene Pereira, de 10 anos, também viveu um sonho. “Sempre quis aprender a mexer no computador. Aprendi aqui na minha escola”, disse, emocionada.
Já Arthur Barbosa, de 12 anos, aluno da Escola Municipal Joselina Francisco Maia, comemora o novo jeito de aprender. “Com a internet eu assisto videoaulas de português, matemática, ciências e inglês. Estudar com computador é bom demais”, afirma.
As transformações também são sentidas pelos professores. Cleber Ponciano, coordenador e professor da Joselina Francisco Maia, destaca o salto na igualdade de oportunidades: “Hoje nossos alunos têm quase as mesmas possibilidades dos estudantes das cidades grandes. Tudo ficou mais dinâmico. Antes era muita cópia, papel, livro. Agora tudo está concentrado em um único computador”, disse.
Na Escola Municipal Vereador Anedino de Deus Coutinho, a sexta-feira ganhou um novo significado: é o dia da inclusão digital. “O acesso à internet tem feito a diferença. Os alunos ficam empolgados, motivados. É bonito de ver”, relata o professor Jovenaldo de Jesus.
Para Marinalva dos Santos, coordenadora da mesma escola, o momento é de realização. “Um dia eu sonhei com essa escola tendo internet e computadores. Hoje temos internet, energia, salas climatizadas. É um sonho realizado. Nossos alunos já sabem ligar um computador. Isso muda tudo”, disse, emocionada.
A professora Ana Carolina de Deus reforça o impacto pedagógico. “Muitos alunos nunca tinham sequer tocado em um computador. Hoje fazem pesquisas, exploram novos conteúdos. Eu não tive essa chance na minha época, mas eles estão tendo agora”, finalizou.
SOBRE O PROGRAMA
A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas é uma política pública do governo federal, em parceria com estados e municípios, que visa garantir conectividade com uso pedagógico em 100% das escolas públicas de educação básica do país até 2026. O programa também busca universalizar o acesso à energia elétrica, redes sem fio e infraestrutura adequada para o uso educacional da internet.
Um dos pilares da iniciativa é o projeto “Aprender Conectado”, financiado com recursos do leilão do 5G, que tem ampliado o acesso à internet de alta velocidade especialmente em áreas remotas e vulneráveis.
Texto: ASCOM | Ministério das Comunicações • Mais informações: imprensa@mcom.gov.br | (61) 2027.6086 ou (61) 2027.6628
Fonte: Ministério das Comunicações