Escult lança curso voltado para qualificação de gestores municipais de cultura

Cultura

Com o objetivo de contribuir para a qualificação dos quadros técnicos da gestão municipal e aprimorar a gestão pública da cultura, a Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult) lança, nesta sexta-feira (1º), a Formação para Gestores Municipais de Cultural. O curso livre e gratuito foi desenvolvido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) em parceria com o Ministério da Cultura (MinC).

As inscrições podem ser realizadas até 21 de novembro no site da Escult. A formação é realizada na modalidade à distância e com carga horária de 160 horas.

De acordo com a organizadora do curso, Laura Bezerra, a capacitação é fundamental para superar os desafios enfrentados pelos municípios na gestão de políticas públicas de cultura, mesmo que eles ocupem um papel central na administração pública. “A qualificação das equipes das prefeituras é uma das principais demandas nessa área. Com esta iniciativa, buscamos aprimorar as competências técnicas e profissionais dos gestores, fortalecendo suas habilidades de planejamento e ampliando a participação social”, explica. “Nosso objetivo é impulsionar os sistemas municipais de cultura, contribuindo para uma gestão mais eficiente e inclusiva”.

Além disso, a atividade formativa também oferece ferramentas, metodologias e experiências bem-sucedidas para auxiliar a gestão cultural dos municípios a enfrentar os desafios da institucionalização da cultura e da consolidação dos direitos culturais como base das políticas públicas na área. Entre os temas abordados no curso estão: a estruturação de sistemas de cultura, políticas públicas culturais, gestão de equipamentos, participação comunitária e aspectos jurídicos essenciais para a segurança das ações.

Parceria com a UFRB

O Ministério da Cultura firmou uma parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para executar o Programa Nacional de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura. A iniciativa, coordenada pela Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura e de Economia Criativa da Secretaria da Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), tem como objetivo fortalecer a capacitação de profissionais do setor cultural em todo o país.

Como parte da parceria, a UFRB oferece diversos cursos, incluindo uma especialização em Política e Gestão Cultural com 120 vagas distribuídas para alunos do Distrito Federal e de 20 estados brasileiros. A universidade também disponibiliza dez cursos livres e cinco programas de formação continuada na modalidade EAD, todos com foco no desenvolvimento de habilidades técnicas para o setor cultural. Atualmente, estão abertas as inscrições para os cursos “Inteligência Artificial e Cultura” e “Produção de Single, EP e Álbum Musical”, que abordam temas contemporâneos e demandas específicas do mercado. Para conferir, clique aqui.

Fonte: Ministério da Cultura