Escult: prazo de inscrições para curso de analista e parecerista termina neste sábado (30)

Cultura

Focado em fornecer habilidades profissionais de análise de mérito e financeira de projetos culturais submetidos às políticas de fomento à cultura promovidas por órgãos estatais, o Ministério da Cultura (MinC) informa que o período de inscrições para o curso gratuito de Analista e Parecerista de Projetos Culturais encerra neste sábado (30). As inscrições podem ser feitas no site da Escult.

A plataforma on-line, parceria do Ministério da Cultura (MinC) com o Instituto Federal de Goiás (IFG), oferece ações formativas e de qualificação para o mundo do trabalho em cultura.

Para a coordenadora dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) da Escult, Nayara Monteneles, a formação visa desenvolver as habilidades necessárias para a análise de mérito e financeira de projetos culturais submetidos às políticas estatais de fomento à cultura. “Nosso foco é oferecer subsídios teóricos e práticos para quem deseja atuar como parecerista, além de ampliar o conhecimento de quem já trabalha na área. A qualificação é essencial para um exercício ético, crítico e consistente dessa função, fortalecendo as políticas públicas e o setor cultural”, afirmou.

Além das aulas expositivas, os participantes possuem acesso a uma sala de aula virtual com atividades interativas e práticas. As metodologias incluem videoaulas, estudos de caso e exercícios que estimulam diferentes habilidades técnicas e criativas.

“O curso foi pensado para funcionar como uma base sólida de formação de analistas e pareceristas na área da cultura, tendo em vista a demanda crescente por esse tipo de profissional no âmbito das políticas de fomento. A produção do conteúdo levou em conta as situações comumente vivenciadas pelos/as profissionais da área, desde a participação em editais de seleção de pareceristas até a elaboração de pareceres coerentes”, destacou o professor Aguimario Pimentel Silva, um dos docentes da formação.

A qualificação é ministrada na modalidade educação à distância (EaD), com carga horária de 160 horas. Ao final, será entregue um certificado aos participantes.

Escult

A Escult foi desenvolvida pela Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura (Dtrac), da Secretaria de Economia Criativa (SEC), juntamente com o Instituto Federal de Goiás (IFG), e integra o Programa de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura. Em acordo com o Plano Nacional de Cultura, a proposta é oferecer cursos livres, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de pós-graduação.

Mais informações no site da Escult.

Fonte: Ministério da Cultura