Estado amplia serviços de telessaúde com implantação de exame para analisar função pulmonar

Acre

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Núcleo de Telessaúde do Acre e Universidade Federal do Acre (UFAC), em parceria com a e a Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), iniciou na quinta-feira, 18, a capacitação de profissionais de saúde para a realização da Tele-espirometria, um exame de prova de função pulmonar que permite identificar alterações respiratórias como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica, enfisema pulmonar e bronquite crônica.

Exame de prova de função pulmonar permite identificar alterações respiratórias. Foto: Luanna Lins/Sesacre

A iniciativa representa um avanço na rede de telediagnóstico do Estado, que já oferta cinco modalidades: tele-eletrocardiograma, tele-dermatologia, tele-retinografia, tele-estomatologia e, agora, a tele-espirometria. O exame será laudado por especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), garantindo precisão no diagnóstico e agilidade na emissão de resultados.

A realização dos exames ajudará a reduzir a fila de espera por exames na Fundação Hospitalar. Foto: cedida

Atualmente, a Fundhacre possui uma demanda reprimida de solicitações de espirometria. A capacitação de novos profissionais busca ampliar a oferta do exame nos municípios e acelerar o atendimento aos pacientes. O enfermeiro Diego Moura, que atua em Sena Madureira, destacou a relevância da iniciativa, ao afirmar que a espirometria é um exame que mede a capacidade de entrada e saída de ar dos pulmões e, caso haja alguma alteração, ela consegue detectar. Segundo ele, a capacitação veio para ampliar o serviço no estado. “Hoje, faço o exame em Sena Madureira e, com a implantação dessa modalidade, conseguiremos otimizar a fila de espera”, disse.

A formação ocorre no Laboratório de Telemedicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), que também funcionará como espaço de pesquisa e estágios. Foto: Luanna Lins/Sesacre

Para o médico e coordenador adjunto do Telessaúde, Rodrigo Silveira, a medida representa um avanço significativo no acesso da população acreana a exames especializados. “A implantação da tele-espirometria é resultado da soma de esforços entre Sesacre, Fundhacre e Ufac. Ela atende não apenas a uma demanda reprimida, mas também fortalece a descentralização da saúde, levando diagnósticos mais rápidos e eficientes a municípios que antes precisavam encaminhar todos os casos para a capital”, ressaltou.

Rodrigo Silveira é medico e coordenador Adjunto do Telessaúde. Foto: Luanna Lins/Sesacre

O coordenador do Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) da Fundhacre, Erick Melo, também enfatizou a importância da retomada do serviço. “Com essa parceria, estamos capacitando profissionais de Enfermagem e Fisioterapia para realizar o exame no SADT da Fundhacre. Já utilizamos o eletrocardiograma via Telessaúde, com laudo em até 10 minutos, e agora estamos implementando a espirometria. Em breve, novos exames também estarão disponíveis pela plataforma, ampliando ainda mais a capacidade de atendimento aos usuários”, destacou.

Erick Melo ressaltou que os profissionais estarão passando por capacitação. Foto: Luanna Lins/Sesacre

O exame já está disponível em municípios como Sena Madureira e Tarauacá, e agora também em Rio Branco, por meio do Núcleo de Telessaúde. Para ter acesso, é necessário apresentar encaminhamento médico e CPF na sede do Núcleo, localizada na Ufac, com entrada pelos estacionamentos I e H. O agendamento pode ser realizado pelo telefone (68) 9201-8390.

Com a ampliação da tele-espirometria, o Acre dá mais um passo rumo à modernização do sistema público de saúde, investindo em tecnologia e qualificação profissional para garantir diagnósticos mais céleres e um cuidado de saúde mais equitativo e eficiente.

Fonte: Governo AC