Estado capacita dirigentes para certificação no Regime Próprio de Previdência Social

Bahia Direitos Humanos

Foto: Emilia Valente

 

Gerir o sistema responsável pela segurança financeira de milhares de servidores efetivos na aposentadoria é um desafio que demanda qualificação contínua. Nestas quinta e sexta-feira (6 e 7), 26 lideranças, conselheiros e técnicos do Estado que atuam na gestão do Regime Próprio da Previdência Social (RPPS) tiveram a oportunidade de obter mais capacitação sobre o tema com o curso Certifica RPPS, promovido pela Superintendência de Previdência do Estado, em parceria com o Banco do Brasil e sua administradora de fundos de investimento, BB Asset Management.

“A iniciativa é uma medida de fortalecimento da governança do nosso regime próprio de Previdência e permitirá uma atuação dos conselheiros de forma mais eficiente, com mais embasamento técnico e diretrizes estratégicas para a sustentabilidade do nosso regime”, ressaltou a chefe de gabinete da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Danielle Cintra, que participou do curso como membro do Conselho Previdenciário do Estado (Conprev).

Já a superintendente de Previdência do Estado, Rosário Muricy, ressaltou a importância estratégica da capacitação, como essencial para profissionalização da gestão previdenciária. “As recentes reformas e a constante necessidade de adequação à legislação trouxeram desafios e urgência de uma gestão cada vez mais técnica, transparente e eficiente”, afirmou a superintendente.

Com carga horária de 16 horas, o treinamento ministrado no auditório da Secretaria da Fazenda, na Avenida Tancredo Neves, foi conduzido pela empresa Lema Edu, especializada em cursos e capacitações na área previdenciária. Em pauta, temas como administração pública e estrutura dos RPPSs, órgãos fiscalizadores, compensação previdenciária, investimentos e boas práticas de gestão aplicadas aos regimes próprios.

“São conhecimentos amplos que permitem uma base sólida para todos que estão à frente de regimes próprios de Previdência, permitindo que eles se sintam mais seguros em suas tomadas de decisão”, explica a instrutora Ariadne Maciel, que é especialista em investimento, com Pós-Graduação em Mercado Financeiro de Capitais.

Certificação – O treinamento visou também preparar dirigentes e gestores de recursos da Previdência Estadual, além de membros do Conprev e do Comitê de Investimentos do Regime Próprio da Previdência Social da Bahia (Cominv), para a obtenção de certificações profissionais. A diretriz é de que, até 31 de dezembro deste ano, os participantes se submetam a provas de certificação no nível básico.

A medida atende a uma exigência da portaria 1467/2022, do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) que obriga a autoridade máxima e a maioria dos demais dirigentes de unidades gestoras de Regimes de Próprios de Previdência, – bem como a maioria dos membros titulares dos seus conselhos deliberativo e fiscal – a contarem com certificação emitida por entidades reconhecidas na área