Estado e governo federal firmam parceria para implantação do Parque Tecnológico de Rio Branco

Acre

Os governos do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), e federal, a partir da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), firmaram parceria nesta sexta-feira, 12, para a implantação do Parque Tecnológico de Rio Branco. O objetivo é implantar uma infraestrutura de ponta para modernizar a capital acreana e estimular ainda mais o desenvolvimento do setor. Além disso, as administrações públicas também concretizaram trabalhos conjuntos em diversas outras iniciativas como viabilizar o Hub de Inovação do Acre.

Durante a reunião realizada na sede da pasta estadual, os representantes das duas entidades também encaminharam a prestação de Assessoramento Técnico para que o órgão acreano possa captar recursos da União e efetue compras tecnológicas, a fim de acentuar a modernização da unidade e a promoção conjunta de uma capacitação que profissionalizará diversos quadros a elaborar projetos de bioeconomia junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), empresa pública ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que financia pesquisas.

Titular da Seict, Assurbanípal Mesquita destacou que a secretaria e a agência federal já possuem uma parceria forte, como a que viabilizará a construção da primeira indústria de açaí com Indicação Geográfica (IG) do Brasil na cidade de Feijó. “A ABDI é um órgão importante no país que desenvolve um grande trabalho no nosso estado com o fomento de negócios no Acre, o que ajudará no desenvolvimento. É uma satisfação imensa construir parcerias como essa, que beneficiam diretamente a população acreana, e avançar em temas tão importantes para o estado”.

Além do Parque Tecnológico, entidades também desenvolverão outros projetos em conjunto. Foto: Luan Cesar/Seict

Perpétua Almeida, diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, lembrou que a instituição também auxiliará a Seict a elaborar o Plano Diretor do Parque Tecnológico de Rio Branco, projeto do Estado que conta com a parceria da prefeitura. “A reunião foi bastante produtiva e saio com o compromisso dessa parceria boa nessas três áreas. Na questão das compras tecnológicas, por exemplo, existem muitas oportunidades de buscar recursos que a secretaria pode aproveitar. Faremos estudos técnicos de exemplos de sucesso para ajudar no parque”, finalizou.

Outra iniciativa acordada entre a secretaria e a agência é a captação de recursos do MCTI para concretizar o coworking de Startups do Acre, que abrirá cerca de 60 empresas do setor a fim de estimular a expansão da área por todo o estado. O conjunto de ações reforça a consolidação de um ambiente favorável à inovação, fortalecendo o ecossistema tecnológico local. Com os novos projetos que as instituições governamentais desenvolverão juntas, o Acre avança de maneira estratégica para solidificar a inovação e se tornar referência em ciência, tecnologia e negócios.

Fonte: Governo AC