As ações e programas do Ministério do Esporte estão sendo apresentados no estande do Governo do Brasil, durante os Jogos da Juventude 2025, realizados em Brasília entre os dias 10 e 25 de setembro. Patrocinada pelo governo por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), a competição reúne cerca de 4.700 atletas, 2.331 homens e 2.369 mulheres, inclusive beneficiados pelo programa Bolsa Atleta do MEsp.
Nesta sexta-feira (12/9) o campeão olímpico da ginástica artística nas argolas, Arthur Zanetti, e a triatleta Luisa Baptista, medalhista nos Jogos Pan-Americanos 2019, visitaram o estande do Governo do Brasil e conversaram com os jovens atletas.
Um dos embaixadores dos Jogos da Juventude, Arthur Zanetti teceu elogios ao programa Bolsa Atleta. “É um programa incrível, que ajudou a mim e a outros atletas, dando o suporte que precisávamos, até conseguirmos alcançar uma melhor performance no esporte”, afirmou o ginasta.
Entre os jovens que visitaram o estande para conhecer as políticas públicas do governo, Lucas Ferreira, paulista de 17 anos, falou sobre como o esporte transformou sua vida “Eu preparei durante todo o ano para competir da melhor forma. Meu sonho é estar na seleção brasileira no ano que vem, disputando os campeonatos internacionais”, disse o atleta, beneficiário do programa Bolsa Atleta na categoria estudantil.
No estande, visitantes e atletas poderão também responder a um quis desenvolvido pela Secretaria de Excelência Esportiva do MEsp sobre o Bolsa Atleta, um dos maiores programas de patrocínio individual a atletas do mundo. O jogo é composto de dois rounds de perguntas, sendo o primeiro com dez, e o segundo com 15 perguntas. Os vencedores ganham brindes.
Além do Ministério do Esporte, outros órgãos do Governo do Brasil estão apresentando suas ações no estande, como o Ministério da Educação, divulgando o Programa Pé de Meia, e o Ministério da Saúde, informando sobre campanhas de vacinação para jovens.
“Os Jogos da Juventude dialogam diretamente com as políticas públicas. Incentivam a base do esporte brasileiro. Muitos dos nossos atletas do Bolsa Atleta iniciaram suas trajetórias nessa competição”, afirma a secretária nacional de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques, ao ressaltar a relevância da competição para o desenvolvimento de jovens talentos.
- Estande do Governo do Brasil nos Jogos da Juventude 2025. Foto: Ronaldo Caldas/MEsp
LEI DE INCENTIVO – A competição conta com suporte da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), do Governo do Brasil, que permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos esportivos e paradesportivos em todo o território nacional. A Vale e a Neonergia aportaram recursos para os Jogos da Juventude 2025 por meio da LIE. Esta foi a primeira vez que o COB captou recursos pela LIE desde 2012. Em 2024, a LIE superou R$ 1,06 bilhão captados em todo o país.
PATROCÍNIO – A Caixa e as Loterias CAIXA são patrocinadores master do COB até 2028, por meio de um acordo anunciado em setembro de 2024 e classificado como o maior patrocínio da história do esporte olímpico brasileiro, estimado em R$ 160 milhões para todo o ciclo. Os Jogos da Juventude integram esse pacote.
Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte
Fonte: Ministério do Esporte