Entre sorrisos largos, a produtora rural Jacira Correa Sarate mostra, animada, os produtos que ela criou com os saberes que sua família proporcionou. Nascida e crescida na comunidade quilombola Mata-Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, perto de Cuiabá, capital do Mato Grosso, ela carrega no sangue a força e a sabedoria de seus ancestrais. Filha de curandeiros e bisneta da histórica Mãe Bonifácia, Jacira aprendeu desde cedo o poder das ervas do Cerrado.
Essa herança é a alma de seu trabalho. Com as ervas medicinais, ela produz garrafadas, gin, licores e cachaças que são mais do que simples bebidas: são um resgate da tradição e da cultura de seu povo. Para Jacira, cada garrafa carrega um propósito maior. “Eu tenho uma missão, eu curo as pessoas”, conta com orgulho. É um trabalho que vai além do sustento. “Fazer o que eu faço, me representa paz. Eu curo muitas pessoas e isso me deixa feliz”, completa.
Pela primeira vez, Jacira trará essa sabedoria para o maior evento de turismo do país. Ela é uma das produtoras selecionadas para o Mercadão da Agricultura Familiar, um espaço dentro do Salão do Turismo dedicado a valorizar os produtos e as histórias de quem vive no campo. Será uma oportunidade única para que os visitantes do evento, que acontece de 21 a 23 de agosto em São Paulo, possam não apenas degustar os sabores do Cerrado, mas também conhecer de perto a força de uma tradição que cura e encanta.
MERCADÃO – Para incentivar o turismo de base comunitária e a agricultura familiar, os Ministérios do Turismo (MTur) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) criaram o espaço do Mercadão, ponto de encontro para quem deseja levar um pedacinho do Brasil para casa. O local reúne produtos regionais, gastronomia típica e produções de associações que valorizam a identidade cultural e a criatividade de todas as regiões do país. São 69 expositores que apresentam mais de 300 produtos, entre queijos, geleias, cervejas, cafés, vinhos, farinhas, chocolates, azeites, plantas medicinais e muito mais.
O EVENTO – Com o tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”, o 9º Salão do Turismo reúne as 27 Unidades da Federação em uma grande vitrine de gastronomia, cultura, artesanato, experiências imersivas e oportunidades de negócios. Promovido pelo Ministério do Turismo, o evento integra, também, a estratégia do Feirão do Turismo: Conheça o Brasil, fortalecendo a comercialização de destinos e produtos de todo o país, alinhado ao Plano Nacional do Turismo 2024-2027 e ao Programa de Regionalização, com foco na geração de emprego e renda no setor.
PARCERIA – O 9º Salão do Turismo: Conheça o Brasil, a maior vitrine do turismo brasileiro, é promovido pelo Ministério do Turismo em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura Municipal de São Paulo. O evento conta, ainda, com o apoio do SESC , SENAC , Sebrae , além de parceiros como Embratur, Itaipu Binacional, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Por Victor Mayrink
Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
Fonte: Ministério do Turismo